Primeiros dias da COP26 são marcados por discursos de grandes líderes
Patricia Espinosa, António Guterres e Txai Surui ganharam destaque na cerimônia de abertura
Os primeiros dois dias da COP26 foram marcados por discursos esperançosos de grandes líderes no cenário internacional climático. Na cerimônia de abertura ocorrida no domingo, 31 de outubro, Alok Sharma, presidente da COP26, enfatizou que os impactos das mudanças climáticas já são percebidos em todo o mundo e ressaltou que a Conferência seria a última esperança da humanidade para conter o aumento da temperatura global em 1.5º C em relação aos níveis pré-industriais. Patricia Espinosa, secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC), destacou que temos todos os meios para frear a crise climática, mas precisamos de medidas mais ambiciosas, especialmente dos países do G20, que são responsáveis por cerca de 80% das emissões globais.
No segundo dia da Conferência, ganhou destaque a Cúpula dos Líderes Mundiais, que contou com discursos de nomes como Boris Johnson, Primeiro-Ministro do Reino Unido; David Attenborough, naturalista britânico, e Príncipe Charles. António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas, enfatizou que, de acordo com o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, países desenvolvidos devem liderar os esforços no combate à crise climática, destacando os países integrantes do G20. Contudo, ressaltou que economias emergentes também devem se esforçar para alcançar as metas climáticas.
A única brasileira a discursar na cerimônia de abertura da Conferência foi a ativista de origem indígena Txai Surui, de 24 anos. Txai destacou que os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática e, em razão disso, devem ser inseridos no centro das decisões.
Para mais informações sobre a COP26, confira os conteúdos especiais elaborados pela prática de Direito ambiental e Mudanças climáticas:
- Novo compromisso internacional visa à redução das emissões de gás metano
- Brasil anuncia nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa
- COP26 avança nas dicussões sobre novas iniciativas de financiamento climático
- Países negociam acordo internacional para preservação de florestas
- Pressão sobre o Poder Executivo marca participação do Brasil no quarto dia de COP26
*Com contribuição de Maria Eduarda Garambone