Profissionais

Profissionais

Sócio

Antonio Augusto Reis

Antonio Augusto Reis
Linkedin

Experiência

Antonio possui experiência em temas relacionados à consultoria e ao contencioso ambiental. Atua em operações de M&A e financiamento, auditorias, estruturação de projetos, processos de licenciamento ambiental, consultas e pareceres em geral. Dedica-se também à prática de ESG (Environmental, Social, Governance), pioneira no mercado jurídico brasileiro. Além disso, Antonio também atua no contencioso judicial e administrativo e na resolução consensual de conflitos, inclusive negociação de termos de compromisso e de ajustamento de conduta (TACs), representando clientes nacionais e internacionais de diversos setores, com destaque para as indústrias de energia, petróleo e gás, mineração e siderurgia, química, transportes, telecomunicações, imobiliária, saneamento e gestão de resíduos, agronegócio, papel e celulose e exploração florestal. É também membro (programme officer) do Comitê de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da International Bar Association (IBA).

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);

Especialização em Direito Ambiental – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);

Mestrado em Direito Ambiental (LL.M) – Pace University School of Law, EUA.

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Ambiental (2010– 2022), Agroindústria (2014–2017), Bancos (2014), Comércio (2019), Energia Elétrica (2014, 2016–2022), Papel e Celulose (2014, 2019–2021), Petróleo e Gás (2014–2021),
Siderurgia e Mineração (2014, 2017, 2018, 2020), Transporte e Logística(2019) e Rio de Janeiro (2014–2022);

Chambers Brazil – Environment (2012–2023); ESG (2022–2023);

Client’s Choice Award – Environment & Climate Change (2019);

IFLR 1000 – Project Finance: Rising Star Partner (2023);

Latin Lawyer 250 – Environment (2021–2024);

The Legal 500 – Environment: Leading individual (2024).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Antonio Augusto Reis
Capital Reset

O momento para se preparar para o disclosure climático é agora

Não é de hoje que os investidores têm olhado de forma mais atenta para as questões relacionadas à sustentabilidade e, conforme demonstra estudo recente da PwC resultante de uma pesquisa com mais de 345 investidores no Brasil e no mundo, atualmente 75% destes querem saber o impacto que uma empresa gera para o meio ambiente e para a sociedade.

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Capital Reset.

O Estado de S. Paulo

Mercado de carbono: questões fundiárias e disputas judiciais atrapalham crescimento na Amazônia

Na Ilha de Marajó, no norte do Pará, 1.475 famílias das reservas extrativistas Mapuá e Terra Grande-Pracuúba vivem da exploração de frutos como açaí e andiroba, além da venda de farinha de mandioca. Nos últimos anos, um produto que pode lhes render um volume de receita muito maior passou a atrair a atenção de investidores brasileiros e estrangeiros: o crédito de carbono. Nessas comunidades, os créditos já existem e foram vendidos a grandes empresas. O dinheiro, no entanto, não chegou às mãos dos que têm o direito de viver no local e garantem a preservação da floresta, de acordo com as associações dos moradores das reservas.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no O Estado de S. Paulo.

O Estado de S. Paulo

‘Fazendas de carbono’, uma oportunidade de US$ 15 bi ao Brasil, começam a mudar paisagem na Amazônia

Debaixo do céu aberto e do sol forte das 11 horas da manhã, Josias Santos, 51 anos, respira fundo após tomar um pouco de água para aliviar o calor intenso. Com a manga da camisa, limpa o rosto sujo pelo suor misturado com a poeira fina que levanta da terra, ainda arenosa e seca, pouco antes da irrigação feita para receber as mudas de espécies nativas na área descampada que um dia foi pastagem de gado. Josias é um dos 20 trabalhadores que atuam na linha de frente, plantando muda por muda, em um projeto de restauração de uma área degradada de pouco mais de 8,3 mil hectares (ou 83 km²) na pequena cidade de Maracaçumé, na divisa do Maranhão com o Pará.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no O Estado de S. Paulo.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se