Profissionais

Profissionais

Sócio

Rômulo Sampaio

Rômulo Sampaio
55 21 3231 8293 romulo.sampaio@mattosfilho.com.br Rio de Janeiro
Linkedin

Experiência

Rômulo atua na área de consultivo e contencioso ambiental e de mudanças climáticas. Tem extensa experiência em negociações consensuais de conflitos e temas relacionados a questões socioambientais e climáticas. Dedica-se também a prática de ESG (Environmental, Social, Governance), com ênfase na estruturação de oportunidades relacionadas aos mercados de carbono, gestão de resíduos e recursos hídricos.

 

No contencioso, representa clientes perante tribunais estaduais, federais e cortes superiores, com atuação, inclusive, em casos de relevância nacional perante o Supremo Tribunal Federal. É membro das Comissões de Direito Ambiental da OAB/RJ e IAB. Dedica-se também à vida acadêmica na FGV Direito Rio como professor de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Regulação.

 

É, ainda, professor adjunto na Pace University (Nova Iorque) e professor visitante da Georgia State University College of Law (Atlanta).

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR);

Mestrado em Direito Econômico e Social – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR);

Mestrado em Direito Ambiental (LL.M) – Pace University School of Law, EUA;

Doutorado em Direito Ambiental – Pace University School of Law, EUA.

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Ambiental (2014 e 2017 a 2021), Bancos (2017 e 2018), Energia Elétrica (2014 e 2020), Óleo e Gás (2014); Papel e Celulose (2014, 2018 e 2019), Transporte e Logística (2020) e Rio de Janeiro (2014 e 2017 a 2021);

Chambers Brazil (antigo Latin America) – Environment (2020);

Latin Lawyer 250 – Environment (2021).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Rômulo Sampaio
Um Só Planeta

O futuro da Terra nos tribunais: luta climática bate às portas da Justiça

O combate à crise do século está batendo às portas das grandes cortes de justiça mundiais com implicações para empresas, governos e a própria corrida pela descarbonização. Mais do que nunca, agir conforme o que se prega é fundamental. Esta foi a conclusão do encontro “O futuro da Terra nos tribunais”, que reuniu especialistas do direito ambiental na manhã desta terça-feira no Um Só Planeta.

Clique aqui e acesse a matéria completa no Um Só Planeta.

LexLatin

Os 21 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza

​A Lei Federal nº 9.985/2000 completou 21 anos de publicação no mês de julho. Importante norma ambiental, a lei instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), responsável pela definição dos critérios para a criação, implantação e gestão de espaços territoriais especialmente protegidos.

Clique aqui e leia o artigo publicado no LexLatin com a participação da nossa sócia Ana Cândida Sammarco e nosso sócio Rômulo Sampaio.

Análise Editorial

Mattos Filho anuncia dois novos sócios para área de Direito Ambiental

O escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, anunciou a contratação dos novos sócios Antonio Augusto Rebello Reis e Rômulo Silveira da Rocha Sampaio – advogados Mais Admirados no Análise Advocacia, edição 2019 – para atuarem na especialidade de Direito Ambiental, na unidade do Rio de Janeiro (RJ).

Clique aqui e leia a matéria publicada pelo site Análise Editorial com a participação de nossos sócios Antonio Augusto Reis e Rômulo Sampaio.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.