Life Sciences e Saúde: análises e perspectivas para 2024
Sócios analisaram o cenário para 2024 do setor de saúde e contam com a abordagem de outras visões do Direito, com mais três sócios
O que esperar do setor de saúde em 2024? Nossos sócios da prática de Life Sciences e Saúde, Ana Cândida Sammarco e Gustavo Swenson Caetano, analisaram o cenário do mercado e desenham as perspectivas para esse ano. A fim de trazer uma abordagem mais completa a partir da visão de diferentes áreas do Direito, contaram, ainda, com a participação de mais três sócios.
A conversa trouxe pontos importantes, como a melhor estruturação da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em relação aos dados de saúde, a presença cada vez maior da inteligência artificial no setor e a possibilidade de aprovação de regulamentação nesse sentido, que foram temas da análise do sócio Paulo Brancher, da área de Tecnologia.
Um dos principais assuntos recentes do mundo jurídico, a Reforma Tributária, também foi abordado. Marcel Alcades, sócio de Tributário, explicou como os novos tributos incidirão na indústria da saúde e como será o período de transição, que termina em 2033.
Investimentos em healthtechs, expectativas para M&As e o corporate venturing foram os destaques da fala de Tomás Neiva, sócio da área de Venture Capital.
Ana Cândida Sammarco falou sobre a crise vivida pelo setor de Saúde Suplementar devido, entre outros fatores, ao aumento exponencial da demanda. A sócia ainda comentou sobre a ampliação do rol de cobertura da ANS, o tema de reembolso sem desembolso e o otimismo do mercado para a melhora econômica do Brasil, que também influenciará o setor.
Já Gustavo Swenson Caetano comentou sobre a retomada do programa de incentivo do Complexo Industrial de Saúde no Brasil, retomada do programa Farmácia Popular, agenda regulatória da Anvisa, a expectativa de uma movimentação maior para os produtos plant-based, entre outros.
Nossos especialistas falaram em um “otimismo cauteloso” para o crescimento do setor de saúde em 2024. Confira os detalhes. Você pode assistir ao vídeo no nosso canal do YouTube ou ouvir a conversa na sua plataforma de podcast preferida: