Profissionais

Profissionais

Sócio

Gustavo Swenson Caetano

Gustavo Swenson Caetano
55 11 3147 8416 gustavo.swenson@mattosfilho.com.br São Paulo – Paulista
Linkedin

Áreas de atuação

Experiência

Especialista em questões transacionais, contratuais, regulatórias e de propriedade intelectual relacionadas às indústrias de life science, saúde, alimentos, agronegócio, tecnologia e biotecnologia. Representa clientes nacionais e internacionais junto às agências reguladoras e órgãos governamentais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ainda, atua em casos de healthcare compliance e questões legais envolvendo privacidade e proteção de dados pessoais.

 

Já atuou como representante brasileiro no Japanese Intellectual Property Training Center, organizado pelo Escritório de Marcas e Patentes do Japão – JPO (Tóquio, em 2013), e como professor convidado no curso de Compliance na Saúde, oferecido pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), entre 2015 e 2019.

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);

Mestrado em Direito (LL.M.) – George Washington University, EUA;

Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Direito da Tecnologia – Fundação Getulio Vargas (FGV);

Especialização em Licitações e Contratos Administrativos – Fundação Getulio Vargas (FGV).

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Propriedade Intelectual (2019);

The Legal 500 – Next Generation Partners (2022).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Gustavo Swenson Caetano
Iberian Lawyer

Mercado plant-based e seus desafios jurídicos

​Ainda sem regulamentação específica no Brasil, alimentos à base de proteínas vegetais despertam tendências sustentáveis e provocam discussões sobre produção e comercialização dos produtos.

Clique aqui e confira a matéria publicada no The Latin American Lawyer e no Iberian Lawyer com a participação do nosso sócio Gustavo Swenson Caetano.

Áreas de Atuação

O Estado de S. Paulo

Mercado plant-based e seus desafios jurídicos

​O consumo de produtos à base de proteínas vegetais que buscam similaridade quanto à aparência, à textura e a outras características de produtos tradicionais de origem animal, como leite, carnes e produtos cárneos — hambúrgueres, pescados e ovos, por exemplo —, comumente denominados plant-based, teve significativo crescimento nos últimos anos.

Clique aqui e confira a matéria publicada no O Estado de S.Paulo com a participação do nosso sócio Gustavo Swenson Caetano.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.