Profissionais

Profissionais

Sócio

Gustavo Swenson Caetano

Gustavo Swenson Caetano
Linkedin

Áreas de atuação

Experiência

Especialista em questões transacionais, contratuais, regulatórias e de propriedade intelectual relacionadas às indústrias de life science, saúde, alimentos, agronegócio, tecnologia e biotecnologia. Representa clientes nacionais e internacionais junto às agências reguladoras e órgãos governamentais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Possui sólida experiência em contrato típicos das indústrias acima, incluindo contratos de desenvolvimento, colaboração, licenciamento e distribuição. Ainda, atua em casos de healthcare compliance e questões legais envolvendo privacidade e proteção de dados pessoais.

 

Já atuou como representante brasileiro no Japanese Intellectual Property Training Center, organizado pelo Escritório de Marcas e Patentes do Japão – JPO (Tóquio, em 2013), e como professor convidado no curso de Compliance na Saúde, oferecido pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), entre 2015 e 2019.

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);

Mestrado em Direito (LL.M.) – George Washington University, EUA;

Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Direito da Tecnologia – Fundação Getulio Vargas (FGV);

Especialização em Licitações e Contratos Administrativos – Fundação Getulio Vargas (FGV).

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – São Paulo (2017), Propriedade Intelectual (2018 – 2019), Farmacêutico (2022), Regulatório (2022 – 2023);

Chambers Brazil (antigo Chambers Latin America) – Life Sciences (2022 – 2023);

Latin Lawyer 250 – Intellectual property (2023 – 2024);

The Legal 500 – Life Sciences: Next Generation Partners (2022 – 2023).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Gustavo Swenson Caetano
Futuro da saúde

Anúncio do Ministério reforça expectativa da indústria para a publicação do novo marco regulatório de PDP

O Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), responsável por desenvolver a política de industrialização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se reuniu na manhã de terça-feira (18) para apresentar ao Governo e ao mercado aspectos gerais que irão constar nos novos marcos regulatórios para as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL).

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Futuro da saúde.

Áreas de Atuação

CQCS

Especialistas analisam perspectivas para o setor de saúde em 2024

Os desafios e oportunidades para o setor de saúde em 2024 foram debatidas por especialistas durante o Único Podcast, desenvolvido pelo Mattos Filho. Na ocasião, Ana Cândida Sammarco e Gustavo Swenson Caetano, sócios da prática de Life Sciences e Saúde, lideraram a análise do cenário atual e delinearam as possíveis direções para o próximo ano. A conversa proporcionou uma visão mais detalhada sobre o tema, considerando diversas áreas do Direito.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no CQCS.

Áreas de Atuação

O Globo

Cânhamo já é usado na indústria têxtil e até para fabricar concreto, mas longe do Brasil

Na contramão de países europeus e dos EUA, o Brasil ainda caminha a passos lentos para legalizar a produção do cânhamo, variedade genética da cannabis, usada para fins industriais, como a produção de tecidos, materiais de construção e insumos.
Enquanto suas sementes são ricas em nutrientes, como proteínas, o caule e as folhas ajudam na restauração do solo durante a entressafra. O cânhamo é resistente, e pode ser usado na produção de concreto e bioplástico.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no O Globo.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se