Sócio

Tomás Neiva

Tomás Neiva
Linkedin

Áreas de atuação

Experiência

Tomás faz parte da equipe de Societário/M&A e atua como um dos sócios líderes no departamento de Venture Capital. Sua experiência engloba a assessoria a empresas e investidores de diversos setores e indústrias, em seus mais variados estágios de desenvolvimento, especialmente em operações de M&A, Venture Capital e reorganizações societárias.

Com experiência internacional, trabalhou por anos em um dos escritórios mais renomados da Espanha, com atuação focada em operações cross-border envolvendo a Europa, o Brasil e demais países da América Latina.

É licenciado para a prática de direito no Brasil e na Espanha e participa ativamente das iniciativas internacionais do escritório, especialmente as relacionadas à Península Ibérica e à América Latina.

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);

Mestrado em Direito dos Negócios – Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP);

Master em Direito Empresarial – Universidad de Alcalá de Henares, Espanha;

Venture Capital Executive Program – UC Berkeley, EUA.

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Venture Capital (2023 – 2024);

Chambers Global – Corporate/M&A: Foreign Expertise based in Spain (2025);

Latin Lawyer 250 – Corporate and M&A (2024 – 2025); Private Equity (2024 – 2025);

The Legal 500 – Next Generation Partners: Venture Capital (2024 – 2025);

IFLR 1000 Financial and Corporate – Highly regarded: Corporate/M&A (2020 – 2024);

Leaders League – Venture Capital (2023).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Tomás Neiva
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O que é write-off? Fundadores falam sobre processo de fechamento de suas startups

Nos últimos meses, startups como Mercado Diferente, Plure e Apprenty anunciaram o fim de suas operações. O mercado de inovação envolve riscos e, em um cenário de capital mais restrito, a mortalidade tende a crescer. Quando as startups captam investimento externo, o processo de encerramento de atividades contempla o write-off.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Áreas de Atuação

Valor Econômico

OPINIÃO: STJ dá mais segurança jurídica a stock options, mas atenção aos detalhes

A contrapartida devida pelas empresas a seus colaboradores é composta, geralmente, por remuneração fixa mensal, incentivos de curto prazo (ICPs) e incentivos de longo prazo (ILPs). A proporção de cada componente varia entre as empresas, de acordo com o estágio em que se encontram e seus objetivos.

Assim, um dos maiores desafios encontrados pelas companhias dos mais diversos portes e segmentos é definir um arranjo adequado para atrair, reter e incentivar os colaboradores. Se, por um lado, a remuneração fixa mensal e os ICPs – sendo os prêmios, bônus e participações nos lucros os mais comuns deles – buscam retribuir o trabalho dos colaboradores.

Clique aqui e acesse o artigo publicada no Valor Econômico.

Startups

Mattos Filho quer ser one stop shop para startups e VCs

Por trás de toda rodada de investimento, aquisição de empresa ou criação de um fundo, existe um escritório de advocacia. Mas nem sempre o mesmo escritório consegue acompanhar as startups e gestoras em todos esses processos. Há mais de 30 anos no mercado, o Mattos Filho lançou em 2022 uma vertical específica para a prática de Venture Capital, e quer se posicionar cada vez mais como um one stop shop para o ecossistema de inovação.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Startups.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se