Profissionais

Profissionais

Sócio

Tomás Neiva

Tomás Neiva
Linkedin

Áreas de atuação

Experiência

Tomás faz parte da equipe de Societário/M&A e atua como um dos sócios líderes no departamento de Venture Capital. Sua experiência engloba a assessoria a empresas e investidores de diversos setores e indústrias, em seus mais variados estágios de desenvolvimento, especialmente em operações de M&A, Venture Capital e reorganizações societárias.

Com experiência internacional, trabalhou por anos em um dos escritórios mais renomados da Espanha, com atuação focada em operações cross-border envolvendo a Europa, o Brasil e demais países da América Latina.

É licenciado para a prática de direito no Brasil e na Espanha e participa ativamente das iniciativas internacionais do escritório, especialmente as relacionadas à Península Ibérica e à América Latina.

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);

Mestrado em Direito dos Negócios – Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP);

Master em Direito Empresarial – Universidad de Alcalá de Henares, Espanha;

Venture Capital Executive Program – UC Berkeley, EUA.

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Venture Capital (2023);

IFLR 1000 – M&A: Highly regarded (2020 – 2023);

Latin Lawyer 250 – Corporate and M&A (2024); Private Equity (2024);

The Legal 500 – Venture Capital: Next Generation Partner (2024);

Leaders League – Venture Capital (2023).

 

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Tomás Neiva
Época Negócios

ABVCAP: por que a aprovação do PL 252/2023 é essencial para fomentar investimentos em startups em estágio inicial

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 252/2023, tendo por objeto a criação de uma nova modalidade contratual que irá fomentar o investimento em startups em estágio inicial. Isso se dará por meio do Contrato de Investimento Conversível em Capital Social (CICC), a ser incluído no rol dos instrumentos de investimento em inovação do art. 5º, §1º o Marco Legal das Startups. O texto segue, agora, para a Câmara dos Deputados.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Época Negócios.

Áreas de Atuação

Startups

CICC: Senado aprova novo modelo de contrato para startups

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei complementar (PLP 252/2023) que cria um novo modelo de contrato para investimentos em startups — o Contrato de Investimento Conversível em Capital Social (CICC). O documento é inspirado no Simple Agreement for Future Equity (Safe), modelo padrão utilizado no mercado internacional.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Startups.

Áreas de Atuação

Startups

Justiça tem mais de 100 decisões sobre mútuo conversível

A criação de um contrato mais aderente às particularidades do investimento em startups é uma demanda antiga do mercado brasileiro. Um dos motivos é a falta de segurança jurídica do modelo atual, o mútuo conversível. Um levantamento feito pelo escritório Mattos Filho mostrou que há mais de 100 decisões na Justiça envolvendo o mútuo conversível nos últimos 10 anos, a nível nacional. A maior parte delas é de investidores exigindo o dinheiro de volta.

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Startups.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se