Conheça as recomendações para a digitalização de negócios
Veja material completo sobre plataformas no formato de marketplace, que ganharam ainda mais força como resposta aos efeitos da pandemia
A tendência de migração do comércio físico para o mundo virtual já vem crescendo ano após ano, mas agora foi acelerada. A pandemia mostrou que a forma de consumir mudou e fazer compras pela internet é um hábito que veio para ficar. Nesse sentido, a digitalização das atividades tornou-se necessária para a manutenção dos negócios, e o mundo virtual atraiu muitos empresários, pressionados pela necessidade de criar canais de vendas online para manter ou fomentar as vendas durante o cenário pandêmico.
O Marketplace é uma espécie de shopping virtual, ou seja, uma plataforma operada por uma pessoa, em que diversos fornecedores podem se cadastrar e ofertar os seus produtos e/ou serviços. Os compradores, por sua vez, podem pesquisar e adquirir produtos e/ou contratar serviços de diferentes usuários-anunciantes.
Para mitigar os riscos jurídicos relacionados a utilização de plataformas digitais na modalidade de marketplace como estratégia para digitalização de negócios, os especialistas do Mattos Filho prepararam material com os principais desafios, bem como orientações de como endereçar tais desafios.
*Colaborou Carolina Barreto