
Profissionais
Lisa Worcman

Experiência
Lisa atua com foco em consultoria para empresas das indústrias de tecnologia e entretenimento. Tributarista com expertise em direito digital, a sócia atua com essas práticas do escritório de forma a prestar um atendimento multidisciplinar aos clientes desses mercados.
Sua atuação tributária é focada em consultoria, preços de transferência (transfer pricing), aplicação de tratados internacionais, processos de fusões e aquisições (M&A), incluindo transações cross-border e estruturação de negócios de companhias estrangeiras no Brasil.
Já a sua atuação na área de regulação para a indústria de entretenimento envolve conhecimento amplo de propriedade intelectual, direito autoral (inclusive software), das regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Cinema Nacional (Ancine), discussões referentes à regulação de vídeo on demand (VOD) e streaming, bem como da incidência da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).
A sócia também possui experiência jurídica internacional como advogada para conglomerados multinacionais de mídia audiovisual, como televisão por assinatura (Pay Tv) e entretenimento.
Formação
MBA em Gestão Econômica e Financeira – Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP);
Especialização em Tributário – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
Extensão em Entertainment Law – New York University, Nova York, EUA;
Bacharelado em Direito – Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Reconhecimentos
Latin Lawyer 250 – Data, technology and privacy law (2020 e 2021);
Telecoms & Media (2021);
The Legal 500 – TMT: Media – Next Generation Partners (2022).
PL 4.401/2021: criptoativos e impactos para as “heranças digitais”
Benefícios fiscais para retomada do setor de eventos entram em vigor
Assuntos:
As novas regras tributárias dos Estados Unidos e o impacto para o Brasil
Tributação de publicidade online e segurança jurídica
Projeto de Lei que regulamenta o Marco Legal dos Jogos é aprovado
O novo contexto dos incentivos de longo prazo nas startups
O ano de 2021 foi muito positivo para as startups no Brasil: dinheiro fluindo, mercado de venture capital animado, recordes de aportes por investidores e na contratação de mão-de-obra. Após um período de abundância, o cenário atual de inflação e consequente subida dos juros redefiniu as metas dos investidores, que atualmente procuram startups com crescimento sustentável e menores riscos.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no Startups.
Áreas de Atuação
Cuidados jurídicos na contratação de influenciadores virtuais
A contratação de influenciadores digitais para uso no marketing de influência tem se mostrado uma estratégia publicitária altamente rentável e crescente. Tanto é assim, que novas formas de ativos e de exploração dessa abordagem têm emergido e ganhado cada vez mais espaço: é o caso dos influenciadores virtuais.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no LexLatin.
Áreas de Atuação
Espetáculos musicais e verbas públicas sob a perspectiva de compliance
Recentemente, diversos veículos de mídia repercutiram irregularidades na contratação de shows pelo Poder Público. A despeito da polêmica e dos pronunciamentos de artistas, o debate serviu para trazer a importante discussão sobre a legalidade das contratações diretas de artistas pelo Poder Público.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no O Estado de S. Paulo.
Áreas de Atuação
Fique conectado
com o Mattos Filho
Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.