Profissionais
Luiz Felipe Di Sessa

Áreas de atuação
Experiência
Luiz Felipe assessora clientes em todas as questões jurídicas relacionadas à propriedade intelectual, tecnologia e proteção de dados pessoais. Com mais de duas décadas de experiência relevante, Luiz tem orientado clientes – desde startups até grandes corporações – em relação às complexidades do cenário jurídico brasileiro, abordando desafios tanto transacionais quanto regulatórios.
Os destaques recentes de sua atuação incluem: estruturação de modelos de negócios propiciados por novas tecnologias; consultoria estratégica sobre o desenvolvimento, uso e comercialização de soluções de IA no Brasil; estruturação de operações, especialmente aquelas que são fundamentadas em ativos de propriedade intelectual e no tratamento de dados pessoais, levando em consideração as peculiaridades da legislação brasileira; negociação de acordos complexos no contexto de M&A, joint ventures e outros negócios de grande relevância em que assuntos de P.I., tecnologia ou dados são centrais para o sucesso da operação; e representação de clientes perante autoridades regulatórias em questões de proteção de dados.
Formação
Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP);
Pós-graduação em Propriedade Imaterial – Escola Superior de Advocacia (ESA-SP);
LL.M em Propriedade Intelectual – World Intellectual Property Organization (WIPO) e Universidade de Turim;
CIPP/EU – IAPP.
Reconhecimentos
Chambers Brazil – Technology (2024);
Latin Lawyer 250 – Data, Technology and Privacy Law; Intellectual Property (2024 – 2025);
Legal 500 – Next generation partner: TMT: Tech, Innovation and Digital Business (2022, 2025); Rising stars: Tech, Innovation and Digital Business (2019, 2021);
Análise Advocacia – Propriedade Intelectual (2018 – 2019, 2023 – 2024), Digital (2020) e São Paulo (2018 – 2019);
Lexology Index Brazil – Data (2021, 2024);
Lexology Index Global – Data Information Technology (2022).
Nova Lei da Reciprocidade Econômica e seus possíveis impactos
Assuntos:
Dia Internacional da Proteção de Dados: um panorama sobre o cenário brasileiro
Assuntos:
ANPD publica Agenda Regulatória 2025-2026
Assuntos:
Senado Federal aprova marco regulatório da inteligência artificial no Brasil
Assuntos:
INPI abre consulta pública sobre aquisição de distintividade de marcas
ARTIGO: Regulação de IA no Brasil e proteção de dados pessoais: panorama atual e expectativa para o futuro
A utilização da Inteligência Artificial (IA) por agentes públicos e privados já é uma realidade e tem se expandido cada vez mais. No âmbito público, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação informou que pretende desenvolver um modelo próprio de IA para promover bem-estar social e melhorar serviços públicos no país.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no LexLegal.
Áreas de Atuação
Meta can resume using personal data for AI training in Brazil
Mattos Filho and Bialer Falsetti Associados have advised Meta in the reversal of a decision made by Brazil’s National Data Protection Authority (ANPD) to suspend the company from using Facebook and Instagram users’ public data to train its generative artificial intelligence (AI) system.
Clique aqui e acesse a matéria publicada no Latin Lawyer.
Áreas de Atuação
O naming rights vale a pena? Entenda esta tendência cada vez mais popular no Brasil
A prática dos naming rights, consolidada no exterior e responsável por importante parte da receita de clubes esportivos ao redor do mundo, tem se intensificado no esporte brasileiro nos últimos anos.
Exemplos recentes disso, como o acordo celebrado entre o São Paulo Futebol Clube e a Mondelez Brasil, empresa titular da marca de chocolates BIS, para a negociação dos naming rights do estádio agora chamado “MorumBIS”, bem como o acordo do Mercado Livre para nomear o complexo esportivo do Pacaembu, em São Paulo, que passará a ser denominado de “Mercado Livre Arena Pacaembu”, deixa claro que empresas de grande porte têm olhado para o setor e estão dispostas, não só a desembolsar quantias relevantes para terem seus nomes estampados nos estádios ou em nomes de competição, mas também diversificar suas ações de marketing em novas plataformas.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no Exame.
Áreas de Atuação
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