Sócio

Adriano Guatimosim Carneiro

Adriano Guatimosim Carneiro
Linkedin

Experiência

Com expertise em transações no mercado de seguros, incluindo operações de M&A, bancassurance e outras formas de distribuição de seguros, Adriano atuou em transações de grande porte envolvendo companhias abertas, além de operações de middle market e startups.

Possui mais de 15 anos de experiência e já assessorou os principais players do mercado, incluindo seguradoras e resseguradoras, bem como corretoras de seguros e benefícios, além de apoiar em temas de seguro em projetos de infraestrutura. Adriano atua, ainda, em consultoria societária e regulatória, além de interagir com agências reguladoras.

 

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);
Pós-graduação em Direito Corporativo – IBMEC-RJ;
Pós-graduando em Direito Securitário pela FUNENSEG (Escola Nacional de Seguros).

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Insurance (2023 – 2024);

Chambers Global – Insurance (2023 – 2025);

Análise Advocacia– Operações financeiras (2023 – 2024), Societário (2023 – 2024), Seguros (2018, 2022 – 2024) e Rio de Janeiro (2023 – 2024).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Adriano Guatimosim Carneiro
CQCS

Entenda como funciona a evolução regulatória da LRS no mercado de seguros

A primeira emissão das LRS foi incorporada ao sistema jurídico brasileiro por meio da Lei nº 14.430/2022, conhecida como Marco Legal da Securitização, e regulamentada pelo CNSP por meio da Resolução CNSP nº 453/2022. Essas normas criaram as SSPEs (Sociedades Seguradoras de Propósito Específico), que são empresas constituídas exclusivamente para emitir LRS e assumir os riscos de seguradoras ou outras instituições.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no CQCS.

CQCS

Novas regras sobre a remuneração dos executivos do setor de seguros geram importantes impactos

A recente publicação da Resolução 476 pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) trouxe mudanças significativas para a estrutura de remuneração dos executivos do setor de seguros. Inspirada nas diretrizes já aplicadas ao setor bancário, a norma estabelece exigências mais rígidas para o pagamento de bônus e incentivos, visando um maior alinhamento entre os interesses de longo prazo dos executivos e das companhias.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no CQCS.

Editora Roncarati

CNSP publica norma que dispõe sobre a Política de Remuneração das supervisionadas SUSEP

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) publicou, em 26 de dezembro de 2024, a Resolução CNSP nº 476, que regula em minúcia o tema da remuneração dos administradores e pessoas-chave das sociedades supervisionadas enquadradas nos segmentos S1, S2 e S3, tratando de temas como política de remuneração, Comitê de Remuneração, regras sobre remuneração variável, remuneração baseada em ações e transparência para o público, dentre outros temas correlatos.

Clique aqui e acesse a matéria publicada na Editora Roncarati.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 45 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se