Profissionais

Profissionais

Sócio

Adriano Guatimosim Carneiro

Adriano Guatimosim Carneiro
Linkedin

Experiência

Com expertise em transações no mercado de seguros, incluindo operações de M&A, bancassurance e outras formas de distribuição de seguros, Adriano atuou em transações de grande porte envolvendo companhias abertas, além de operações de middle market e startups.

Possui mais de 15 anos de experiência e já assessorou os principais players do mercado, incluindo seguradoras e resseguradoras, bem como corretoras de seguros e benefícios, além de apoiar em temas de seguro em projetos de infraestrutura. Adriano atua, ainda, em consultoria societária e regulatória, além de interagir com agências reguladoras.

 

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);
Pós-graduação em Direito Corporativo – IBMEC-RJ;
Pós-graduando em Direito Securitário pela FUNENSEG (Escola Nacional de Seguros).

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Operações financeiras (2023), Societário (2023), Seguros (2023) e Rio de Janeiro (2023);
Chambers Brazil – Insurance (2023).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Adriano Guatimosim Carneiro
Capital Aberto

Seguros batem à porta do mercado de capitais

Historicamente, mesmo representando uma parte integrante e fundamental do Sistema Financeiro Nacional (SFN), a indústria de seguros, resseguros e previdência complementar manteve pouca interseção com outro representante igualmente importante do sistema: o mercado de capitais. Em que pese o vínculo próximo mantido pelo setor de seguros com o setor bancário em razão da complementaridade de seus produtos, sua relação com o mercado de capitais no Brasil sempre foi esporádica, resumida essencialmente a IPOs de alguns grupos seguradores de grande porte. Pouco ou nada se via em termos de outros tipos de captação ou securitização de ativos. Este distanciamento pode ser explicado por alguns fatores, dentre eles as muitas seguradoras locais que já têm à sua disposição o capital de matrizes estrangeiras robustas, bem como limitações impostas pelo arcabouço jurídico até então em vigor.

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Capital Aberto.

Editora Roncarati

Susep publica novas circulares para regulamentar produtos PGBL e VGBL

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou, em 15 de abril de 2024, novas circulares para regulamentar os produtos de previdência complementar aberta e de seguros de pessoas com cobertura por sobrevivência: trata-se das Circulares SUSEP nº 698 e nº 699, respectivamente.

Clique aqui e acesse a matéria publicada na Editora Roncarati.

Editora Roncarati

Susep publica nova circular sobre processos de atos societários

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou, em 15 de abril de 2024, a Circular Susep n° 700, que busca simplificar e consolidar em uma única norma os procedimentos relacionados aos processos de autorização prévia, homologação e comunicação de atos societários e outros de sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, resseguradores locais, resseguradores estrangeiros, escritórios de representação e corretoras de resseguro perante a Susep.

Clique aqui e acesse a matéria publicada na Editora Roncarati.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se