Profissionais
Adriana Moura Mattos da Silva
Áreas de atuação
MPF recomenda a suspensão de projetos REDD+ no Amazonas em territórios indígenas e tradicionais
Assuntos:
Confira os destaques da COP28
Assuntos:
Formulários de Referência da CVM: quais são as tendências ESG?
Assuntos:
CVM passa a exigir divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade
CGen regulamenta cadastro de produtos derivados da biodiversidade brasileira
Assuntos:
Ações rescisórias da União para adequação à modulação de efeitos da Tese do Século
Está em curso perante o STF (Supremo Tribunal Federal), no RE nº 1.489.562/PE, a deliberação sobre a afetação, ao rito da repercussão geral, da controvérsia relativa ao cabimento de ações rescisórias para adequar coisas julgadas à modulação de efeitos do julgamento em que a Corte reconheceu o direito dos contribuintes à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS. Para contextualizar, muitos contribuintes ajuizaram suas demandas após o marco temporal eleito pelo STF para a modulação do Tema n. 69 (15/3/2017).
Clique aqui e acesse o artigo publicado no Folha de S. Paulo.
Áreas de Atuação
Quem vai pagar a conta?
O Congresso Nacional derrubou, recentemente, o veto à sanção do presidente Lula que acabava com a desoneração da folha de salários de algumas categorias econômicas. O Ministério da Fazenda, durante o debate no Legislativo, procurou demonstrar, corretamente, que não tinha sentido manter esse benefício por mais tempo, na medida em que privilegiava um grupo pequeno de empresas em detrimento de uma perda arrecadatória importante.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no Folha de S. Paulo.
Áreas de Atuação
Governo busca acordo para R$ 7,9 bi em pendências de empresas com salário-educação
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai intensificar a busca por acordos com empresas que tenham valores pendentes do salário-educação, numa tentativa de ampliar a arrecadação do tributo, cuja função é ajudar a financiar a educação básica.
A lista dessas empresas, obtida pela Folha, reúne R$ 7,9 bilhões em valores acumulados por 38,6 mil contribuintes que não recolheram a contribuição, equivalente a 2,5% sobre a remuneração dos empregados.
Cerca de 40% do valor está em situação regular, ou seja, as empresas apresentaram garantias para efetuar eventual pagamento enquanto questionam se o valor é de fato devido. No entanto, essa situação acaba não tendo efeito na arrecadação da área.
Clique aqui e acesse a matéria publicada no Folha de S. Paulo.
Áreas de Atuação
Fique conectado
com o Mattos Filho
Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.