Profissionais

Profissionais

Sócia

Juliana Ramalho

Juliana Ramalho
Linkedin

Experiência

Há mais de 20 anos, atua com associações e fundações com vasta experiência em consultoria societária, administrativa, contratual, tributária e previdenciária, atuando nas mais diversas áreas, como educação, saúde, cultura e assistência social. Ainda, assessora famílias e empresas que buscam consolidar seu investimento social privado.

 

Dedica-se, também, à prática de ESG (Environmental, Social, Governance), sendo precursora da área no mercado jurídico brasileiro, com especial foco nos pilares social e de governança.

 

Juliana é membro do Comitê de Governança do Pacto Global; do Comitê ESG da ABRASCA; do GT de Gestão de Risco ASG e Transparência do Laboratório de Inovação Financeira e do grupo de Direitos Humanos e Empresas do Instituto Ethos. Foi advogada internacional no escritório de Nova York do Cleary Gottlieb Steen & Hamilton (EUA).

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);

Mestrado em Direito (LL.M.) – Columbia Law School, Nova York, EUA;

Especialização em Investimento Social Privado – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS);

Especialização em Direito Tributário – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);

Curso de Extensão em Organizações Não Governamentais Estrangeiras – Leonard N. Stern School of Business – New York University (NYU);

Curso de Extensão sobre Finanças Sustentáveis e Investimento em ESG – Leonard N. Stern School of Business – New York University (NYU);

Curso de extensão em Direito Ambiental – Fundação Getulio Vargas (FVG);

Curso ESG: Como Repensar e Inovar os Negócios em um Mundo em Transformação – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC);

Curso de Curta Duração de ESG (Environmental, Social and Governance): Teoria e Prática – Fundação Getúlio Vargas (FVG).

Reconhecimentos

Who’s Who Legal – Healthcare (2020 e 2021);

Chambers Brazil – ESG (2022 – 2023);

Chambers Global – ESG (2023 – 2024).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Juliana Ramalho
Migalhas

Advogadas comentam decreto que regula certificação de entidades sociais

O decreto 11.791/23, que regulamenta a Cebas – Certificação de entidades beneficentes de assistência social e os procedimentos relacionados à imunidade de contribuições à seguridade social, foi publicado recentemente. A norma detalha os requisitos para a certificação das entidades beneficentes, esclarecendo critérios e procedimentos, além de abordar 23 pontos da lei complementar que dependiam de regulamentação para eficácia plena.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Migalhas.

Áreas de Atuação

Capital Aberto

Tendências ESG: o que dizem os formulários de referência

A Resolução 59 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que entrou em vigor neste ano, estabelece um novo regime de divulgação para o Formulário de Referência, principalmente no que diz respeito a informações sobre temáticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). As novidades seguem o modelo “pratique ou explique”, de modo a atender à crescente demanda de investidores nesse sentido.

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Capital Aberto.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se