

Governadores brasileiros lançam Consórcio Brasil Verde
Instrumento visa a captação de recursos para a agenda climática e ambiental
Em busca de protagonismo no âmbito das negociações internacionais relacionadas às mudanças climáticas, a coalizão Governadores pelo Clima divulgou , durante a COP26, em Glasgow, o Consórcio Brasil Verde, iniciativa que busca mobilizar os Estados brasileiros em torno de programas e medidas que ajudem o Brasil a cumprir as metas assumidas internacionalmente.
O instrumento, que já havia sido formalizado internamente no âmbito do Fórum dos Governadores, em agosto de 2021, tem como objetivo desassociar os governos estaduais da política ambiental federal e permitir a captação de recursos internacionais visando a conservação da Amazônia e ao desenvolvimento de projetos de bioeconomia.
O Consórcio Brasil Verde buscará, ainda, contribuir com recursos e projetos para o atingimento das novas metas climáticas anunciadas pelo governo federal na COP26: reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa e acabar com o desmatamento ilegal no país até 2030, além de atingir a neutralidade climática em 2050.
Durante o evento de lançamento, os governadores também destacaram a importância de que os governos nacionais contribuam para a agenda climática, tendo em vista a responsabilidade institucional do Estado quanto ao tema e a ausência de protagonismo por parte do governo federal.
Para mais informações sobre a COP26, confira os conteúdos especiais elaborados pela prática de Direito ambiental e Mudanças climáticas:
- Indústria da moda renova compromissos de redução de emissões de gases do efeito estufa
- Setor de turismo assina Declaração de Glasgow para Ação Climática
- Dia da Natureza e do Uso da Terra é marcado por compromissos na agricultura
- Partes avançam nas negociações do Artigo 6° do Acordo de Paris
- Jovens ativistas demandam ações climáticas e humanitárias na COP26
- Dia da Adaptação, Perdas e Danos é marcado por anúncios relevantes relacionados ao tema
- Países se comprometem com o fim do financiamento ao carvão e combustíveis fósseis
*Com a colaboração de Maria Eduarda Garambone, Anna Carolina Gandolfi, Mariana Diel e Gabriel Pereira Bispo de Oliveira.