Mulheres em conselhos de administração: infográfico destaca realidade brasileira
Além da participação feminina na liderança, material produzido pelo Mattos Filho também mostra a importância dessa representação em corporações para o desenvolvimento de pessoas e negócios
O 4Women, grupo de afinidade do Mattos Filho que discute a jornada de desenvolvimento profissional das mulheres, lança o infográfico “Mulheres no Conselho de Administração” com intuito de dar visibilidade aos benefícios da presença feminina nos boards de corporações – especialmente para mitigar riscos, desenvolver melhor inteligência coletiva e tomada de decisões sobre aquisições e investimentos.
Protagonismo feminino
Tem se tornado frequente a criação de iniciativas que incentivam a presença de mulheres no mercado de trabalho, além de ações afirmativas para inclui-las cada vez mais em espaços de liderança. No Brasil, a pauta tem ganhado espaço ao passo que observamos a disparidade nos conselhos de administração. Ainda que tenha se evoluído no tema na última década, atualmente, existe aproximadamente 14,3% de mulheres nos boards brasileiros, frente a países europeus e boa parte dos vizinhos latino-americanos, que têm em torno de 35 a 40%.
Para mudar a realidade brasileira, por exemplo, temos o PL 1246/2021, que cria uma cota obrigatória mínima e 30% de participação feminina em conselhos de administração em companhias abertas, empresas públicas, sociedades de economia mistas e outras em que o estado, União ou município sejam controladores.
Mulheres no Conselho de Administração
No material produzido pelo 4Women, é possível encontrar, além de outras ações sendo realizadas no legislativo, menções aos movimentos feitos por investidores para cobrar mais diversidade de gênero nas empresas, além da articulação de organizações e fóruns empresariais em relação ao tema.
Clique aqui e acesse o material na íntegra.
*Com a colaboração de Laura Mattar, Mariana Rosati Amabile, Tiffany Felício e Natalia Teixeira Santos