Profissionais

Profissionais

Sócio

Fernando Dantas M. Neustein

Fernando Dantas M. Neustein
Linkedin

Experiência

Fernando atua em litígios de alta complexidade, com ênfase em ações de product liability que exijam compromisso de longo prazo com clientes em setores como tabaco, tecnologia, bebidas, alimentos e medicamentos. Fernando também tem experiência em litígios envolvendo regulação e políticas públicas perante os tribunais superiores e na colaboração com advogados estrangeiros em litígios internacionais.

 

Autor de diversos artigos sobre direito processual civil, notadamente sobre ações coletivas, Fernando tem sido palestrante em seminários nacionais e internacionais sobre o contencioso judicial brasileiro. Fernando é membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e do Comitê de Ações Coletivas da International Bar Association, já tendo integrado a Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo (OAB-SP), e a Comissão de Integração com os Tribunais Superiores do Conselho Federal da OAB.

Formação

Bacharelado em Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

Mestrado em Direito Constitucional – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Product Liability/Consumer Law (2009 – 2024);

Latin Lawyer 250 – Litigation (2016 – 2025);

Análise Advocacia – Cível (2017), Alimentos, Bebidas e Fumo (2018, 2020 –2024), Regulatório (2020) e São Paulo (2017, 2021);

Euromoney Expert Guides – Product Liability (2016);

Who’s Who Legal Brazil – Thought Leader Product Liability Defense (2019 – 2024);

Who’s Who Legal Global – Product Liability Defense (2019 – 2024) e Global Elite Thought Leader – Product Liability Defense (2023 – 2024).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Fernando Dantas M. Neustein
Valor Econômico

WhatsApp consegue no Judiciário impedir serviço de disparo de mensagens em massa

O WhatsApp recorreu ao Judiciário e têm conseguido impedir a atuação de empresas que oferecem serviço de disparo de mensagens em massa. Foram ajuizadas 11 ações em Varas Empresariais e de Conflitos Relacionados à Arbitragem da capital paulista e em todas há decisões – liminares ou sentenças – determinando a interrupção dessa atividade, além do pagamento de indenização, que varia entre R$ 30 mil e R$ 150 mil. Algumas já foram confirmadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Nos processos, o WhatsApp alega que esse tipo de serviço viola os termos da plataforma, a Lei de Software, a legislação eleitoral e os seus direitos de marca. As empresas envolvidas, de acordo com o aplicativo, desenvolvem e comercializam softwares que permitem o envio de mensagens em massa.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Valor Econômico.

Áreas de Atuação

Jota

Novo Código Civil e retrocesso

Eis que um conjunto significativo de mudanças ao jovem Código Civil se apresenta ao Senado. A opção foi pela terapia invasiva, daquelas que exigem anestesia geral, como se o paciente estivesse em perigo. Dos 176 capítulos do Código, consta que somente 27 teriam passado ilesos. Na prática, trata-se de um novo Código. Duas indagações se impõem. A empreitada era necessária e conveniente? Quais são as consequências da aprovação de um projeto de lei que encampe essa proposta?

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Jota.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se