Profissionais
Arthur Parente

Áreas de atuação
Experiência
Especialista em disputas empresariais. Atua em arbitragens internacionais e domésticas, processos judiciais e negociações pré-litigiosas com foco em disputas comerciais, societárias e envolvendo operações de fusões e aquisições (M&A). É frequentemente engajado por acionistas, conselhos de administração e executivos para aconselhamentos em temas conflituosos de governança corporativa.
Antes de dedicar-se exclusivamente às disputas, trabalhou por anos como advogado de negócios, especializado em operações societárias e de M&A. Trabalhou nos escritórios Freshfields Bruckhaus Deringer, em Paris, e Boies Schiller Flexner, em Nova Iorque. Foi fundador e presidente da Columbia International Arbitration Association, em Nova Iorque.
Formação
Bacharelado em Direito – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
Mestrado em Direito (LL.M.) – Columbia Law School, Nova York, EUA.
Reconhecimentos
Latin Lawyer 250 – Arbitration (2023 – 2025);
The Legal 500 – Dispute Resolution: Arbitration: Next Generation Partner (2019, 2021 – 2025) e Latam Arbitration Powerlist (2021);
Análise Advocacia – Cível (2022) e São Paulo (2022);
Benchmark Litigation – Litigation Star: Commercial (2020 – 2021);
Leaders League – Arbitration (2021 – 2022) e Civil and Commercial Litigation: Rising Star (2021 – 2022).
Dois anos da lei que simplificou quóruns de deliberação das sociedades limitadas
Campinas terá varas especializadas em Direito Empresarial e Arbitragem
Assuntos:
Resolução da CVM que prevê a divulgação de demandas societárias entra em vigor
Litigância ESG: conheça os principais tipos de ações e como mitigar acusações de greenwashing e rainbow-washing
Mercado de M&A retoma fôlego em meio à crise
Assuntos:
No PL das ações coletivas societárias, a melhor novidade é o que não está lá
O projeto de lei n. 2925/2023, o PL das Ações Coletivas Societárias, que começou a ser discutido no Congresso Nacional, propõe a maior reforma no sistema de proteção a investidores do mercado de capitais das últimas décadas e faz parte de uma agenda positiva do Ministério da Fazenda que pretende melhorar a produtividade do país por meio de reformas econômicas pontuais.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no Valor Econômico.
Áreas de Atuação
Divulgação das arbitragens societárias é remédio ou veneno?
Uma peculiaridade do mercado brasileiro é o fato de a maioria das companhias abertas listadas na B3 ser obrigada a inserir uma cláusula arbitral nos respectivos estatutos sociais, sujeitando-se, se necessário, a uma arbitragem administrada pela Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM). O regulamento da CAM, por sua vez, prevê a confidencialidade dos procedimentos arbitrais.
Clique aqui e leia o artigo publico no Capital Aberto com a participação do nosso sócio Arthur Parente.
Áreas de Atuação
Mattos Filho: Investidor europeu volta a procurar negócio no Brasil
Mudança nos patamares de preços de alguns ativos, venda de partes de empresas para mirar no cerne de seus negócios e a dramática desvalorização do real em meio à pandemia de coronavírus levam investidores europeus a buscarem bons negócios no Brasil, na avaliação de sócios do escritório de advocacia Mattos Filho em Londres e em São Paulo.
Clique aqui e leia a matéria publicada pela Agência Estado com a participação de nossos sócios Rodrigo Ferreira Figueiredo e Arthur Parente.
Áreas de Atuação
Fique conectado
com o Mattos Filho
Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.