O que significa a sigla LGBTQIAPN+?
Material elaborado pelo Mattos Filho detalha os conceitos para ampliar o acesso à informação e contribuir com o combate ao preconceito
Você sabia que a sigla LGBTQIAPN+ representa a diversidade de identidades de gênero e orientações afetivo-sexuais que existem na sociedade? Conhecer o que cada letra significa é fundamental para respeitar e valorizar as pessoas que fazem parte desses grupos, que muitas vezes sofrem discriminação, exclusão e invisibilidade. Pensando nisso, o MFriendly, grupo de afinidade do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Mattos Filho, elaborou um material detalhado para contribuir com esse processo.
O conteúdo aborda três conceitos fundamentais para entender a diversidade sexual e de gênero: corpo e genital, identidade de gênero e orientação afetivo-sexual, além da explicação do que é expressão de gênero, que é a forma como cada pessoa demonstra o seu gênero por meio da forma de agir, vestir e interagir com outras pessoas. O material também apresenta outros termos que são usados para definir pessoas que fogem do padrão cis-heteronormativo de sexualidade e/ou identidade de gênero, como queer, intersexo, assexual, pansexual, transgênero, travesti, cross-dresser, transformista, drag queen e drag king.
Para facilitar a comunicação e o respeito com as pessoas LGBTQIAPN+, o conteúdo traz uma lista do que vale e do que não vale na hora de se referir a elas. Por exemplo, vale utilizar o termo “orientação afetivo-sexual” ao invés de “opção sexual”, pois não se trata de uma escolha. Não vale utilizar a expressão “heterofobia”, pois não existe o sentimento de medo, ódio ou repulsa irracional em relação às pessoas heterossexuais cisgêneras.
Clique aqui para conferir o material.
Para mais informações, conheça mais sobre o MFriendly e os outros grupos de afinidade do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Mattos Filho.