Novo relatório do IPCC atualiza as bases científicas sobre mudanças climáticas
Material destaca o impacto humano no aquecimento global e a importância de medidas de Remoção de Dióxido de Carbono da atmosfera
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão técnico de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas, lançou, em 09 de agosto de 2021, o primeiro de uma série de três estudos que fazem parte do Sexto Relatório de Avaliação (AR6). O relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho I (WG I) é denominado “Climate Change 2021: The Physical Science Basis” e reúne as principais conclusões sobre aspectos físicos das mudanças climáticas, atualizando as evidências científicas relativas ao tema.
Por meio da análise de mais 14 mil estudos, o IPCC, pela primeira vez, conclui que é inequívoco que o aquecimento da Terra está ocorrendo devido à ação humana, de forma mais rápida do que a prevista (a temperatura deve superar a elevação de 1.5ºC até 2030). De acordo com o relatório, a ação antrópica foi responsável por um aumento de 1.07°C da temperatura média da Terra em relação aos níveis pré-industriais.
Ademais, o IPCC afirma no documento que as mudanças climáticas já estão acontecendo e afetam todas as regiões do mundo. Algumas são consideradas irreversíveis, como o aumento do nível do mar e o derretimento de geleiras, mas ainda há chances de diminuir os impactos climáticos por meio do controle mais rigoroso de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
A publicação reafirma a urgência da crise climática e aponta para a necessidade de se intensificar os esforços no combate às mudanças do clima, que deverão combinar a redução de emissões com medidas para remoção de gás carbônico (CO2) da atmosfera. Nos próximos meses, serão publicados os estudos dos Grupos de Trabalho II e III relativos, respectivamente, aos impactos e aos caminhos de mitigação das mudanças do clima.
Para mais informações sobre o tema, conheça a prática de Direito ambiental e Mudanças climáticas do Mattos Filho.
*Com colaboração de Anna Carolina Gandolfi, Bernardo Andreiuolo Tagliabue, Danielly Pereira, Maria Eduarda Garambone e Mariana Diel.