Profissionais

Profissionais

Sócia

Rossana Duarte

Rossana Duarte
Linkedin

Experiência

Rossana tem mais de trinta anos de experiência no mercado imobiliário. Auxilia clientes em todos os tipos de transações imobiliárias, envolvendo terrenos urbanos e rurais, incluindo compra e venda, arrendamento comercial e varejista, cumprimento de zoneamento e uso da terra, criação de hipotecas, gravames, servidões e transações envolvendo madeira e florestas.

É pioneira na criação de um grupo de prática com foco em Mercado Imobiliário e de Capitais, com expertise em operações de financiamento imobiliário. Tem participado ativamente na estruturação jurídica de fundos de investimento imobiliário, emissão de obrigações lastreadas em recebíveis imobiliários, operações build to suit, entre outras estruturas jurídicas que permitem a utilização de recursos do mercado de capitais para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.

É participante ativa dos comitês da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no desenvolvimento dos regulamentos dos Fundos de Investimento Imobiliário (REIT) e Fundos de Investimento em Participações do Sindicato da Habitação do Estado de Paulo (SECOVI). Além disso, atualmente, Rossana é conselheira da Legal Practice Division e Liason Officer da Real Estate Section da IBA.

Sua experiência tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento e crescimento da prática imobiliária. A área cresceu de baixa representatividade no mercado para a prática mais solicitado pelos clientes desde que ela ingressou no escritório, em 2014. A prática imobiliária do Mattos Filho cresceu em tamanho e em número de negócios imobiliários importantes. Ela manteve clientes relevantes fiéis ao longo dos anos, como Brookfield, Hines, Bresco, BSP, JHSF.

Formação

Bacharelado em Direito – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS);

International and Comparative Law – Academy of American and International Law, Texas, EUA.

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Real Estate (2010 – 2023), Timberland Investment (2010 – 2023) e Real Estate: Finance (2021 – 2023);

Latin Lawyer 250 – Real Estate & Tourism (2015 – 2024);

The Legal 500 – Real Estate: Leading Individual (2023 – 2024);

Análise Advocacia – Imobiliário (2018 – 2024), Agrário (2021), Papel e Celulose (2019 – 2021) e São Paulo (2018 – 2024);

Análise Advocacia Mulher- Imobiliário (2021 – 2024), Agrário (2022, 2023) e São Paulo (2021 – 2024);

Euromoney Expert Guides – Best of the Best Latin America: Real State (2016) e Women in Business Law (2015, 2020, 2022);

Who’s Who Legal Brazil – Forestry Investments (2016 – 2023), Real Estate (2018 – 2019, 2021), Agribusiness (2018 – 2023) e Thought Leaders Brazil: Forestry Investment (2023);

Who’s Who Legal Gobal – Real Estate (2019 – 2022).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Rossana Duarte
Valor Econômico

Turismo e entretenimento movimentam mercado de escritórios de advocacia

Advogados estão de olho em dois filões de mercado em curva de recuperação depois do baque da pandemia da covid-19: turismo e entretenimento. Bancas de advocacia estão se reestruturando com equipes multidisciplinares e o uso de tecnologia para atuar com foco nessas indústrias. Um dos desafios, dizem, é tentar prevenir a extrema judicialização, o que afeta toda a cadeia econômica.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Valor Econômico.

Áreas de Atuação

Latin Lawyer

Mattos Filho and Gaia Silva behind cancer treatment partnership in Brazil

​Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados has helped private medical group Oncoclínicas do Brasil sell a minority stake in a radiotherapy subsidiary to healthcare company Unimed.
The buyer, including its subsidiaries, hired Gaia, Silva, Gaede & Associados Advocacia, for the deal, which closed on 31 March. No value was disclosed.

Click here and read more about the deal.

LexLatin

BrasilAgro incorpora Agrifirma a seus negócios após fusão

​A BrasilAgro – Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas concluiu seu processo de fusão com a Agrifirma Brasil Holding, proprietária da Agrifirma Brasil Agropecuária, por um valor não divulgado. A operação foi encerrada em 27 de janeiro, dois meses após as empresas assinarem um acordo de fusão.

 
O escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados (São Paulo) auxiliou a Brasil Agro, como compradora, na due diligence da Agrifirma e de suas subsidiárias brasileiras, na elaboração, estruturação e negociação de acordos de fusão e outros documentos auxiliares e apresentação da transação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Clique aqui e leia a matéria publicada pelo portal Lex Latin com a participação do nosso escritório.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se