Sócio

Jean Marcel Arakawa

Jean Marcel Arakawa
Linkedin

Experiência

Assessora empresas, instituições financeiras e investidores institucionais, brasileiros e estrangeiros, em uma ampla gama de transações de mercado de capitais, financeiras e societárias.

 

Tem mais de 20 anos de experiência em assessorar companhias atuantes nas mais diversas indústrias em sua jornada de acesso ao mercado de capitais, desde o ingresso mediante a obtenção do registro inicial perante a CVM, a listagem de valores mobiliários perante a B3 e outros mercados organizados; a estruturação e execução de ofertas públicas e colocações privadas de ações, títulos de dívida e títulos híbridos, listagem de valores mobiliários em mercados organizados; e na saída, mediante ofertas públicas de aquisição ou reorganizações envolvendo companhias abertas e companhias fechadas.

 

Com base nesta experiência, Jean assessora companhias abertas, instituições financeiras e investidores institucionais no atendimento das obrigações legais, regulatórias e autorregulatórias impostas a participantes do mercado de valores mobiliários, e na estruturação e execução de captações de recursos, investimentos, desinvestimentos, reorganizações e outras operações societárias envolvendo companhias abertas ou que pretendem abrir capital.  Atua em investimentos e desinvestimentos de private equity e venture capital, em especial mediante estruturas que envolvam mercados regulados ou que visem saída futura mediante oferta pública e listagem de ações em mercado de bolsa.  Por fim, defende participantes do mercado de capitais em procedimentos administrativos sancionadores movidos pela CVM.  É membro do Comitê de Regulamentação da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

 

Formação

Bacharelado em Direito – Universidade de São Paulo (USP);

Mestrado em Direito (LL.M.) – Universidade de New York, EUA.

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Capital Markets (2012 – 2023) Catipal Markets: Equity (2024);

Chambers Global – Capital Markets (2012 – 2024) Capital Markets: Equity (2025);

LACCA Approved – Capital Markets (2022 – 2025);

Latin Lawyer 250 – Capital Markets (2012, 2020 – 2022, 2024 – 2025);

The Legal 500 – Capital Markets: Leading Partners: (2012 – 2019, 2024 – 2025) Corporate/M&A (2016);

Análise Advocacia – Operações Financeiras (2011, 2013, 2016 – 2024), Societário (2015, 2019, 2021 – 2024), Saúde (2020 – 2024), Financeiro (2019, 2021) e São Paulo (2015 – 2024);

IFLR 1000 – Capital Markets, Banking: Highly regarded (2018 – 2023), Banking, Capital Markets: Leading Lawyer (2014 – 2017);

Lexology Index Brazil – Capital Markets (2014 – 2022, 2024) e Thought Leaders – Capital Markets Brazil (2020 – 2024);

Lexology Index Global – Capital Markets: Debt & Equity (2019 – 2022), Capital Markets: Structured Finance (2019 – 2020) e Global Elite Thought Leader Capital Markets: Debt & Equity (2021 – 2024).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Jean Marcel Arakawa
Valor Econômico

Companhias se ‘blindam’ contra ofertas não solicitadas

Empresas sem controle definido estão tentando se blindar de possíveis investidas não solicitadas diante de um cenário de queda em massa do valor de mercado das ações em bolsa de valores. As cláusulas de “poison pill”, que foram praticamente banidas de estatutos das companhias brasileiras em um passado recente, voltaram à mesa com mais empresas com controle disperso listadas.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Valor Econômico.

Áreas de Atuação

Valor Econômico

Crescem ofertas para retirada de empresas da bolsa

Desde o ano passado, com o mercado acionário em tendência de baixa, o número de operações envolvendo ofertas públicas de aquisição (OPAs) está crescendo. Neste ano, apenas contabilizando as ofertas já registradas junto ao regulador do mercado de capitais, foram nove operações, volume com viés de alta. Segundo especialistas, a tendência é de que as OPAs ganhem ainda mais tração com a mudança das regras, que deixaram mais simples a execução dessas ofertas.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Valor Econômico.

Áreas de Atuação

Valor Econômico

Flexibilização de oferta pública de aquisição leva fundos a olhar empresas listadas

O fechamento de capital da corretora de seguros Alper pelo fundo de private equity (que compra participações em empresas) Warburg Pincus trouxe alguns marcos para essa indústria, algo que está sendo olhado de perto por agentes de mercado. Isso porque se tratou da primeira transação de compra de controle de uma companhia listada na bolsa brasileira e sua subsequente deslistagem – no jargão de mercado, “take-private buyout” – protagonizada por um fundo de private equity em quase 15 anos. A última transação do gênero havia sido em 2010, quando a Apax comprou o controle da empresa de TI Tivit e a tirou da bolsa.

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Valor Econômico.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se