Profissionais

Profissionais

Sócia

Ariane Guimarães

Ariane Guimarães
55 61 3218 6035 ariane.guimaraes@mattosfilho.com.br Brasília

Experiência

Atua no contencioso judicial tributário, com ênfase para a estratégia nos Tribunais Superiores. Além disso, fornece suporte consultivo acerca do impacto de decisões judiciais aos seus negócios e representa interesses junto aos poderes executivo (Ministério da Economia) e legislativo (Conselho Nacional de Política Fazendária e Congresso Nacional), coordenando a prática de Relações Governamentais. É vice-presidente da Comissão de Tribunais Superiores da na gestão 2022-2024 da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) e vice-presidente do Comitê de Legislação da Câmara Americana de Comércio (Amcham). É também professora de Direito Tributário no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), coordenadora do Grupo de Estudos e Análises Tributárias (Gepat) e fundadora do grupo Elas Pedem Vista, que discute temas atuais da atuação da mulher nos poderes. Integra o Comitê Pro-Bono do escritório.

Formação

Bacharelado em Direito – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB);

Mestre em Direito – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB;

Doutora em Direito Tributário – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB);

Visiting researcher – Georgetown University, EUA.

Reconhecimentos

Análise Advocacia – Tributário (2018 e 2019); Brasília (2017 a 2019); Mercado financeiro (2017)

Chambers Brazil (formerly Latin America) – Tax: Centre West (2017 a 2020)

The Legal 500 – City Focus Brasilia – Tax (2022)

Leaders League – Leading Brasília (2022)

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Ariane Guimarães
Jota

Tributação de carbono em debate no exterior é ‘risco iminente’ para o Brasil

Discussões acerca de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) estão em voga no âmbito legislativo internacional e devem produzir um impacto iminente para quem atua no Brasil, afirmou Ariane Costa Guimarães, sócia do Mattos Filho, que participou do segundo dia do II Congresso Internacional Relações Governamentais, nesta sexta-feira (20/5).

Clique aqui e acesse a matéria publicada no Jota.

Áreas de Atuação

Jota

Moraes suspende redução do IPI de mercadorias produzidas pela Zona Franca de Manaus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, de forma liminar, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para mercadorias que concorrem com itens produzidos na Zona Franca de Manaus, ou seja, são manufaturadas em outros polos industriais fora da região Amazônica. A medida cautelar foi concedida na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 7153 que questiona os decretos do presidente Jair Bolsonaro que alteraram as alíquotas do IPI. Moraes é o relator da ação. (Leia a íntegra da decisão do ministro).

Clique aqui para acessar a matéria publicada no Jota.

Áreas de Atuação

O Estado de S. Paulo | Fausto Macedo

Por uma agenda institucional de reformas estruturantes

Os desafios impostos pela inserção da tecnologia nas relações sociais e econômicas, pela necessidade de recuperação dos mercados diante dos efeitos da crise sanitária experimentada mundialmente e pela crise política que fragiliza a democracia, impõem um compromisso institucional brasileiro com reformas estruturantes nos marcos legais de uma série de ecossistemas.

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Fausto Macedo.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.