ANBIMA divulga novo modelo de certificação para gestores de recursos
O novo modelo foi reformulado em três certificações complementares entre si
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) divulgou, no dia 15 de outubro de 2020, a Circular n°43/2020, que introduziu um novo modelo de certificação para os gestores de recursos.
De acordo com esse novo modelo, a Certificação de Gestores ANBIMA (CGA) foi reformulada em três certificações complementares entre si, quais sejam:
- a Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão (CFG) destinada a quem pretende iniciar ou acelerar a carreira na área de gestão de recursos de terceiros. A CFG não é obrigatória para nenhuma função e nem habilita o profissional a ser gestor, contudo, constitui um pré-requisito para obtenção do CGA e/ou do CGE (conforme abaixo definido);
- a CGA, que passa a ser obrigatória apenas para os profissionais que ocupam cargos com poder de decisão de compra e venda de ativos que integram as carteiras dos fundos regulados pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n.º 555, de 17 de dezembro de 2014, conforme alterada, como é o caso dos fundos de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados; e
- a Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados (CGE), obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda de ativos que integram as carteiras dos fundos estruturados, como é o caso dos fundos de investimento em participações – FIP, fundos de investimentos em direitos creditórios – FIDC e fundos de investimento imobiliário – FII.
O prazo de validade das certificações CFG, CGA e CGE é de três anos a partir da data de aprovação no exame, observado que os profissionais que atuam como gestores em empresas aderentes ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada possuem a certificação válida por tempo indeterminado enquanto atuarem nessa função.
Os profissionais que já possuem a CGA terão suas certificações convertidas automaticamente para o novo modelo, passando a deter as três certificações. Os profissionais que já estão inscritos no exame de CGA atual poderão continuar o processo normalmente, devendo ser aprovados em um dos dois módulos de exames até março de 2021.
As provas das novas certificações começarão a ser aplicadas a partir de março de 2021 e as inscrições serão abertas em breve.