MAPA abre consulta pública sobre importação de animais e seus produtos
Proposta estabelece análise de risco na atividade e receberá contribuições até 17 de julho de 2021
Assuntos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abriu Consulta Pública para discutir a Proposta de Instrução Normativa que estabelecerá diretrizes para a condução da análise de risco de importação de animais e seus produtos, por meio do Manual de Análise de Risco de Importação de Animais e seus Produtos.
De acordo com a proposta, as importações de animais e seus produtos ficam condicionadas à realização de análise de risco, quando as medidas de gerenciamento de risco sanitário para a mercadoria de interesse não estiverem estabelecidas nas seguintes referências internacionais:
- Recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE);
- Medidas de gerenciamento de risco harmonizadas em âmbito internacional e aprovadas em acordos firmados pelo Brasil.
Nesse cenário, compete ao Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária:
- Avaliar as solicitações de importação de animais e seus produtos;
- Requisitar a condução da análise de risco de importação;
- Realizar o levantamento de perigos referentes à saúde animal que serão submetidos à análise de risco de importação.
Processos de análise de risco de importação
Nos termos da Proposta, a minuta de relatório final, a ser elaborada pelo o Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária, será divulgada no endereço eletrônico do MAPA para a comunicação do risco. Cabe ao Departamento de Saúde Animal analisar o relatório final da análise de risco de importação e estabelecer as medidas de gerenciamento de risco para a mercadoria de interesse.
Em situações excepcionais a análise de risco de importação poderá ser interrompida pela Secretaria de Defesa Agropecuária, mediante publicação de aviso no endereço eletrônico do MAPA, informando o fato que motivou a interrupção.
Além disso, a Proposta traz como Anexo o Manual de Análise de Risco de Importação de Animais e seus Produtos, o qual define as diretrizes para o processo de análise de riscos, bem como os procedimentos para o relatório final, gestão de risco e revisão científica.
Por fim, a Proposta determina que o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, sempre que julgar necessário, poderá requisitar a condução da análise de risco de importação de produtos de origem animal, a fim de subsidiar o gerenciamento de risco sanitário para proteção da saúde pública.
Contribuições à consulta pública sobre importação de animais e seus produtos
Os interessados em manifestar contribuições à Consulta Pública, devem realizar cadastro prévio no Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (SISMAN). Todavia, em caso de dificuldade acesso ao SISMAN, é possível enviar as sugestões para o e-mail [email protected]. Neste caso, o documento deve ser endereçado em formato de planilha, atendendo às seguintes especificações:
- Item: identificação do dispositivo normativo alvo da sugestão;
- Texto da minuta: citação da parte do texto original a que se refere;
- Sugestão: texto sugerido com alteração, inclusão ou exclusão;
- Justificativa: embasamento técnico (ou legal) devidamente fundamentado de modo a subsidiar a discussão;
- Contribuinte: responsável pela sugestão, identificado com o nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) e o endereço eletrônico para contato.
Para mais informações sobre consultas públicas do MAPA, o impacto das medidas regulatórias propostas e o preenchimento dos formulários, conheça a prática Life Sciences e Saúde do Mattos Filho.
*Com a contribuição de Thais Cristina de Jesus