Avatares, ativos digitais e a nova internet: o metaverso
A nova rede pretende melhorar as interações do dia a dia, trazendo mais inovação aos negócios e melhorando a experiência dos usuários, sejam eles clientes, colaboradores ou parceiros
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Assim como hoje “todo mundo está na internet”, em um futuro não muito distante, espera‑se que “todo mundo esteja no metaverso”. A imersão proposta tem como objetivo passar a sensação do mundo real ao conectar pessoas por meio do ambiente virtual.
O metaverso pode ser definido como uma rede massivamente dimensionada e interoperável de mundos virtuais 3D renderizados em tempo real, que podem ser experimentados de forma sincronizada e persistente por um número ilimitado de usuários com um senso de presença individual e com continuidade de dados (tais como identidade, histórico, direitos, objetos, comunicações e pagamento).
As implicações são as mais diversas, seja no ramo do entretenimento, negócios, eventos, e‑commerce, saúde, educação, recrutamento ou publicidade digital. Neste sentido, inevitavelmente, o tema terá consequências legais relacionadas às mais diversas práticas, como as de natureza cível, penal, concorrencial, tributária, imobiliária, proteção de dados ou cibersegurança, mas também diante dos mais diversos contratos que deverão ser firmados para estabelecer relações nesse ambiente.
As oportunidades específicas em cada setor estão sendo desvendadas e são distintas. Neste sentido, ressalta-se que a análise do caso concreto, em cada uma dessas oportunidades, para a identificação e a mitigação dos riscos existentes é bastante relevante. Principalmente diante do uso de uma nova tecnologia com tantos impactos.
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