Distribuição gratuita de prêmios como estratégia de promoção comercial no Brasil
Apesar de ser uma popular e eficiente prática publicitária, suas diretrizes regulatórias ainda são pouco conhecidas pelos agentes do mercado
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A promoção comercial que envolva a distribuição gratuita de prêmios é uma conhecida estratégia de marketing que visa a promover produtos ou serviços, podendo também alavancar marcas, imagens e outros ativos. Embora seja um recurso tradicional e bastante comum à sociedade, o tema possui diretrizes regulatórias ainda pouco conhecidas por muitos, especialmente quando aplicadas na dinâmica das mídias sociais.
Há diferentes modalidades de distribuição gratuita de prêmios – o sorteio, o concurso, o vale-brinde e as operações assemelhadas, as quais possuem diretrizes específicas, que vão desde quem pode promovê-las, até o que pode e não pode ser distribuído gratuitamente. Adicionalmente há regras que envolvem a necessidade de uma autorização prévia, assim como a sujeição a uma fiscalização governamental. Tais peculiaridades são fatores que provocam frequentes dúvidas aos participantes e, especialmente, a quem promove a distribuição, sobretudo se considerarmos que a inobservância de tais diretrizes pode ensejar penalidades significantes aos promotores.
Clique aqui e leia o material elaborado pelo Mattos Filho que explica de forma simplificada as diretrizes que devem ser observadas para o bom uso dessa valiosa ferramenta publicitária, bem como as suas exceções e eventuais sanções ao seu descumprimento.
Para mais informações sobre o tema, conheça a prática de Entretenimento do Mattos Filho.
*Com a colaboração de Nathalia de Assis.