José Eduardo: a trajetória de um líder que sempre esteve à frente de seu tempo
Em mais de 20 anos, Zé se dedicou a impulsionar o escritório ao mais alto patamar do setor jurídico e a contribuir para um país justo e inclusivo
Assuntos
”Temos o compromisso de continuar olhando para frente e nos desafiando, com essa ambição de irmos muito mais longe, sempre”. A frase de José Eduardo Carneiro Queiroz traz a essência do norte estratégico definido para o futuro do escritório Mattos Filho – a Visão 2023. Mas, olhando para os passos trilhados pelo Zé, como era chamado, é possível afirmar que essa frase simboliza também sua própria trajetória: o jovem estagiário que se desafiou a “fazer mais” e chegou à gestão de um dos mais respeitados escritórios de advocacia da América Latina, sendo apontado como “Law Firm Leader of the Year”, um dos prêmios de maior prestígio do mercado jurídico mundial, além de “Person of the Year” pela Brazilian Chamber of Commerce in Great Britain.
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Administração de Empresas pela FGV, desde 1995, quando ingressou como estagiário no Mattos Filho, José Eduardo sempre se destacou pelo interesse nos mais diversos temas relacionados ao escritório. Embora tivesse uma atuação voltada para Mercado de capitais, transitava com facilidade por outras áreas, como M&A e Bancos, sem nunca deixar de lado seu interesse genuíno pela gestão do escritório.
Sua dupla formação contribuiu para que tivesse, desde cedo, uma percepção mais abrangente do negócio. “O tempo foi moldando o Zé como um profissional multifacetado, plural. Como alguém que realmente sabia ver o business por todos os ângulos”, conta Roberto Quiroga, sócio-diretor do Mattos Filho, professor e mentor de José Eduardo. Foi através dele que Zé chegou ao escritório e, desde então, Quiroga ganhou mais do que um pupilo – ganhou um grande amigo.
Ao longo dos anos, José Eduardo evoluiu profissionalmente, tornando-se sócio em 2001 e tendo sido eleito sócio-diretor em 2015. Ele estava, atualmente, em seu segundo mandato. A ascensão de José Eduardo ao posto mais alto de gestão do escritório não foi surpresa para quem enxergara, ainda no jovem estagiário, as qualidades de um líder.
“Ele se aproximou muito de mim e, durante meus anos como gestor, foi um grande discípulo. Eu percebia que ele era talhado para, no futuro, desenvolver essa atividade. O Zé tinha o DNA da liderança”, analisa Quiroga.
Segundo o sócio-fundador Ary Oswaldo Mattos Filho, embora tenha ficado marcado por sua habilidade de liderança ímpar, José Eduardo reunia outras qualidades comportamentais e profissionais determinantes para uma gestão exitosa em um modelo de negócio como o do escritório. “Além da capacidade organizacional, ele tinha muito cuidado em atender sócios, advogados e clientes. Era habilidoso em escutar e construir consensos”, disse.
Sob a gestão cuidadosa de José Eduardo, o Mattos Filho continuou crescendo, expandindo sua atuação, desenvolvendo negócios e ganhando, ainda mais, força no mercado jurídico, sendo consolidado como um dos mais importantes escritórios da América Latina. Embora sua avidez por empreender e inovar tenha ajudado a impulsionar o negócio, José Eduardo sempre reforçava a importância de preservar valores essenciais do Mattos Filho, que fizeram o escritório alcançar quase três décadas de sucesso: o modelo colaborativo de trabalho, o foco na excelência de atendimento a clientes, a valorização de talentos e a geração de oportunidades.
Para Quiroga, a visão abrangente de José Eduardo contribuiu de maneira relevante para que o escritório chegasse ao patamar atual. “Ele conseguia entender o mercado jurídico nacional e internacional de uma maneira muito ampla. Ainda jovem e com uma carreira brilhante, conseguiu atingir a melhor expertise que se quer de um gestor de escritório de advocacia”.
Crescimento e geração de oportunidades
Sua própria história, construída dentro do Mattos Filho, fazia com que José Eduardo enxergasse o escritório como um lugar de oportunidades. “O Zé sempre foi focado em crescimento porque ele entendia que isso significava criar mais oportunidades às novas gerações de advogados”, explica Quiroga.
Durante sua gestão, de 2015 a 2020, o número de advogados do escritório saltou de 384 para 622. Dentre os advogados, o número de sócios também aumentou significativamente: de 64 para 107. José Eduardo estruturou, ainda, um novo modelo para o avanço e gerenciamento de carreira dos advogados, reforçando o investimento contínuo em seus talentos.
Em 2017, o Mattos Filho reformulou todos os processos relacionados à atração e retenção de talentos, mantendo o diálogo aberto e motivando os profissionais ao longo de suas jornadas. Atualmente, o Programa Jovens talentos, permite a captação de estagiários e trainees de Direito, com objetivo de formar e educar jovens profissionais para desenvolver os líderes de amanhã. “Uma das coisas mais importantes que fizemos nos últimos 10 anos foi uma estratégia de agregar talentos para o escritório”, frisou José Eduardo, durante abertura do Client Summit 2019, o principal evento para clientes do escritório.
No período em que esteve à frente do Mattos Filho, José Eduardo também trabalhou com afinco na expansão do negócio, reforçando, inclusive, a presença internacional do escritório. Além de Nova York, o Mattos Filho abriu suas portas em Londres, tornando-se o único escritório brasileiro com base de atuação naquela cidade. Com essa estratégia internacional, foi possível ajudar, de forma articulada, investidores estrangeiros a fazer negócios no Brasil e oferecer suporte a clientes brasileiros na Europa.
No Brasil, o Mattos Filho também ampliou seus escritórios e estrutura, incluindo um segundo edifício em São Paulo, com um andar dedicado à formação de profissionais, a Academia Mattos Filho; e um outro espaço voltado, exclusivamente, a clientes na Faria Lima. Além disso, os escritórios de Brasília e do Rio de Janeiro também foram reformados e ampliados tendo em vista o crescimento da atuação do Mattos Filho em todo o país.
Promoção da diversidade e inclusão
Especializado em Economia e Ciência Política pela Universidade de Georgetown (EUA), José Eduardo se interessava por temas ligados à gestão pública. Defendia que a iniciativa privada poderia contribuir de maneira ainda mais significativa para a construção de um país justo e inclusivo, e ressaltava sempre a importância de o escritório cumprir seu papel na sociedade. “Sem uma visão de bem comum, é muito difícil uma sociedade evoluir”, disse, certa vez. Norteado por esse ideal, José Eduardo apoiou e estimulou o desenvolvimento de iniciativas sociais e de promoção da diversidade e inclusão, de maneira pioneira no mercado.
Durante os cinco anos de sua gestão, o número de mulheres na sociedade mais que dobrou: de 19 para 40 sócias. No Comitê Executivo, 30% são mulheres e, quando considerado o número total de advogados, elas somam 58%. Na área administrativa, o cenário não é diferente, em cargos de diretoria, 50% são mulheres.
Em razão disso, em 2019, José Eduardo foi reconhecido na lista global INvolve HERoes Advocates, como o único brasileiro entre os 40 executivos homens, que se destacaram como líderes na promoção da equidade de gênero dentro de suas organizações. “A ideia de se promover uma visão de equidade e políticas que possam favorecer o desenvolvimento das mulheres é uma parte disso. Mas só vai haver mais mulheres em posição de liderança se os homens realmente estiverem dispostos a quebrar comportamentos negativos que inibem esse tipo de desenvolvimento”, afirmou em um evento sobre o tema.
Durante sua gestão, o Mattos Filho lançou iniciativas para discutir os desafios enfrentados por diferentes grupos minoritários no que se refere à diversidade e inclusão na sociedade. Além do 4Women, criado para debater a equidade de gênero, o escritório instituiu grupos de discussão de temas voltados para os públicos LGBT+ (#MFriendly) e pessoas com deficiência (eMFrente). O grupo LiRe, por sua vez, foi lançado para discutir a liberdade religiosa no ambiente de trabalho e permitir o exercício de suas crenças e rituais por profissionais religiosos. Já o SOMA trouxe a possibilidade de debater o igualmente importante tema da equidade étnico-racial no mercado jurídico, inclusive com a contratação de jovens negros e negras, estudantes de Direito, por meio do programa SOMA talentos – reforçando o compromisso do Mattos Filho com a atração, desenvolvimento e retenção de talentos para um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e diverso.
Acreditando que as pessoas podem fazer a diferença na sociedade, José Eduardo apoiou também o programa de voluntariado do escritório Mattos Filho (MOVA), que estimula os profissionais a participarem de iniciativas sociais, promovidas por instituições parceiras, doando seu tempo e exercendo a solidariedade. No período de sua gestão, o escritório ainda apoiou institucionalmente, com recursos financeiros, diversos projetos desenvolvidos por organizações de referência na área social, como o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, da Comunitas, no qual integrava a governança com outras lideranças empresariais.
Todas essas iniciativas do Mattos Filho eram motivo de orgulho e alegria para José Eduardo, que costumava falar com entusiasmo sobre elas sempre que havia oportunidade. “Uma de suas características mais marcantes era que ele sempre estava disposto a tratar de assuntos coletivos, de pensar na sociedade, na comunidade em que vivia”, lembra Roberto Quiroga.
Acesso à justiça e direitos humanos
José Eduardo era um defensor da promoção dos direitos humanos e demonstrava preocupação com o tema: “Sabemos que vivemos em uma sociedade em que muitos não têm acesso a direitos humanos. É importante provocar o setor privado a ser indutor de uma melhoria, numa observância maior dos direitos humanos”.
Buscando fortalecer ainda mais o compromisso do Mattos Filho com a promoção do acesso à justiça, José Eduardo apoiou o lançamento, em 2018, da prática 100% pro bono, que conta com uma equipe de advogadas que atua, exclusivamente, em questões de direitos humanos e de interesse público, com o mesmo plano de carreira das demais áreas do escritório.
José Eduardo também foi membro associado do conselho deliberativo do Instituto Mattos Filho, também lançado em 2018, pelos sócios do escritório, com a missão de promover o Direito e fortalecer o acesso à justiça para uma sociedade livre, diversa e democrática. O Instituto, atualmente, é referência no que diz respeito ao incentivo do trabalho pro bono, educação jurídica e oferta de bolsas de estudo para diversificação do perfil dos profissionais do Direito no mercado de trabalho.
Líder reconhecido no mercado jurídico
Se os números e projetos bem-sucedidos do escritório deixam claro a bela trajetória traçada por José Eduardo, as premiações por ele recebidas reforçam que esse reconhecimento era público. Durante sua vida profissional, José Eduardo acumulou dezenas de prêmios nas áreas de Mercado de capitais, Bancos e M&A, oferecidos por instituições renomadas do setor jurídico como Chambers, The Legal 500, Who’s Who Legal e Lacca. No ano de 2019, foi eleito “Person of the Year” pela Brazilian Chamber of Commerce in Great Britain, importante prêmio que já teve entre os escolhidos os ex-ministros Henrique Meirelles e Celso Amorim. No mesmo ano, José Eduardo também foi eleito “Law Firm Leader of the Year” pelo Latin Lawyer, uma das mais respeitadas instituições do mercado jurídico e recebeu o já mencionado INvolve HERoes Advocates.
Escritório do futuro
Apesar da relevância e liderança alcançadas pelo Mattos Filho no mercado jurídico e de seu indiscutível sucesso profissional, José Eduardo não se deixava parar. Com o mesmo desejo de quando estagiário, “queria mais” para o escritório. Queria que o Mattos Filho continuasse a inovar e empreender.
Pautado por uma visão estratégica de longo prazo e por um otimismo inabalável, ele acreditava no potencial do mercado jurídico e avaliava que há muitas oportunidades de negócios e de investimentos no Brasil, tendo em vista que ainda há muito a se fazer no país. Mesmo em meio à crise econômica provocada pela pandemia, embora fosse bastante cauteloso, continuava a afirmar que as perspectivas futuras eram positivas para um escritório com as qualidades do Mattos Filho. “Ele era uma pessoa muito otimista, que pensava no futuro, pensava para frente”, resume Roberto Quiroga.
Recentemente, quando a fase de distanciamento social completou 100 dias no Brasil, José Eduardo fez uma avaliação do período em seu perfil no LinkedIn. No texto, exaltou e agradeceu a resiliência e engajamento de todos os profissionais do escritório frente ao cenário de adversidades, sem precedentes. “Hoje, olho para esse período e vejo como o escritório funcionou bem. Continuamos atendendo nossos clientes sem qualquer limitação. Isso só foi possível com uma incrível dedicação de todos. Dá uma enorme satisfação ver o grupo que temos”.
Certa vez, ao falar sobre carreira, José Eduardo disse que “o maior exercício para cada um de nós profissionalmente é pensar sobre o que somos capazes e gostaríamos de fazer. Sobre o que realmente nos move”. Sem dúvida, o projeto do Mattos Filho – consistente e perene – era o que movia o José Eduardo. Projeto este que ele fazia questão de dizer que não dependia de um, mas de todos. “O Mattos Filho é um escritório que está pensando daqui a 20, 30, 40 anos. É um escritório que quer continuar numa posição de liderança. Nós temos um grupo de pessoas que é muito comprometido com o nosso projeto e isso é o que faz a diferença”.
Em mais de duas décadas de dedicação ao escritório, José Eduardo foi além de uma brilhante carreira – ele construiu laços fortes com todos, por seu profissionalismo e por sua atuação focada em inovação, ética e colaboração.
Na cerimônia de premiação do “Person of the Year” da Brazilian Chamber of Commerce in Great Britain (2019), ele citou, em seu discurso, uma famosa frase do estadista Winston Churchill: “Success always requires greater effort”. E complementou dizendo: “Estou disposto a colocar meu esforço pessoal no que estamos fazendo no Mattos Filho e ajudar o Brasil a ser um país melhor para todos os brasileiros”. Sua morte precoce, infelizmente, não permitirá a ele continuar essa jornada ao lado de seus parceiros.
No entanto, seu legado é intangível, pois transcende o espírito motivacional de um líder e permeia a visão de futuro – construída em bases sólidas – para o escritório, impulsionando sócios e profissionais do Mattos Filho a dar continuidade a este projeto que ele tão intensamente abraçou. “Isso era, certamente, o que ele gostaria que nós fizéssemos e é exatamente o que estamos fazendo”, finaliza Ary Oswaldo Mattos Filho.