

Estudo revela baixa representação feminina no mercado de trabalho jurídico
Material produzido pelo 4Women oferece uma visão abrangente sobre os desafios na luta por igualdade de gênero e oportunidades na carreira
Assuntos
Dos 62 tribunais superiores brasileiros, apenas 10 são presididos por mulheres. É isso que aponta o levantamento realizado pelo grupo de afinidade 4Women, do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do escritório Mattos Filho. O estudo analisou informações dos setores público e privado do mercado jurídico, apresentando a estrutura interna de diferentes instituições.
Ao compartilhar dados sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho jurídico, o material tem como objetivo identificar os desafios ainda presentes para a sua plena inclusão, em especial em posições de liderança. É somente com a exata compreensão das distorções de gênero existentes no mercado que será possível trabalhar em prol de uma profissão jurídica equânime e justa para mulheres, especialmente nas posições de liderança.
Como parte do pilar de equidade de gênero, do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do escritório, o 4Women tem como objetivo a promoção de um ambiente de trabalho com as mesmas oportunidades para mulheres e homens. O programa conta, ainda, com outros quatro pilares: direitos LGBTQIAPN+, equidade racial, direitos das pessoas com deficiência e liberdade religiosa. Para saber mais, clique aqui.