EAD em pauta: as principais discussões sobre a modalidade de ensino no Brasil
Material elaborado pelos especialistas do Mattos Filho analisa a situação do modelo EAD no país e observa o cenário internacional, lançando luz para possíveis caminhos e abordagens
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Buscando colaborar para o debate sobre o Ensino a Distância (EAD) no Brasil, o e-book “EAD em pauta: O modelo brasileiro e suas intersecções com o cenário mundial” traz um panorama do modo de funcionamento e as recentes discussões envolvendo o EAD e aborda alguns modelos internacionais desta modalidade.
O EAD hoje
O e-book descreve a situação do EAD no país a partir de dados gerais, legislação, requisitos para abertura de cursos e a estrutura de polos. Além disso, o material conta com um panorama sobre o EAD na educação básica, seu crescimento e principais desafios no ensino superior. As intersecções com o cenário mundial lançam luz a aspectos como existência de polos, nível de presencialidade, avaliação e regulação na Austrália, Canadá, Escócia, Argentina, Chile e Colômbia.
Tendências para o EAD: caminhos e desafios
A parte final do material se dedica a compreender quais os próximos passos possíveis para o EAD no Brasil. Questões como ensino híbrido, a possível criação de uma agência reguladora de educação e eventuais novos instrumentos de avaliação para o Ensino a Distância são debatidas, sendo a análise encerrada na consulta pública para remodelação do EAD.
Análises sobre o setor educacional
O “EAD em pauta: O modelo brasileiro e suas intersecções com o cenário mundial” é o segundo material lançado pela prática de Educação que, em outubro de 2022, lançou o e-book “Como decide o CNE? A competência recursal no ensino superior”. A produção contempla uma análise quantitativa das decisões do Conselho Nacional de Educação, abordando a aplicação de medidas cautelares e análise de recursos. Para acessar a publicação do primeiro e-book, clique aqui.
Para mais informações sobre o tema, conheça a prática de Educação do Mattos Filho.