Desafios logísticos multimodais: ferrovias e portos
Em mais um episódio do podcast Conecta Infra, os sócios da prática de Infraestrutura e Energia do Mattos Filho falam sobre desafios e oportunidades da integração entre ferrovias e portos no Brasil
Assuntos
Aprovado recentemente, o Marco Legal das Ferrovias promoveu uma ampliação da malha ferroviária brasileira e promete revolucionar a construção e operação de ferroviárias privadas. O novo modelo pode liberar o potencial dos transportadores ferroviários, incentivando investimentos significativos e expandindo a rede de transporte no país.
Esse é um dos temas do quarto episódio da série de podcasts Conecta Infra, da área de Infraestrutura e Energia do Mattos Filho. Os sócios Nilton Mattos e Thiago Sombra conversaram sobre as últimas tendências do setor, aprofundando-se na sinergia entre ferrovias e portos, e analisando como essa interconexão estratégica pode aumentar a eficiência e competitividade do transporte nacional, diversificando a matriz de transporte do Brasil.
No bate-papo, entre outros pontos, eles citam exemplos inspiradores de projetos que buscam conectar indústrias, terminais e regiões produtoras, impulsionando setores vitais como mineração, agricultura e petroquímica. Além disso, os especialistas comentam sobre a expansão da malha ferroviária e como ela pode ser um catalisador para o desenvolvimento industrial, reduzindo custos e otimizando o escoamento de cargas e o transporte de passageiros.
Contudo, o caminho que há pela frente ainda apresenta desafios significativos, desde a análise de pedidos de autorização pelo Ministério da Infraestrutura e Agência Nacional e Transportes Terrestres (ANTT) até as complexidades fundiárias e a necessidade de uma malha tecnicamente homogênea.
Para acompanhar a análise na íntegra, não perca o episódio completo do Conecta Infra. Ouça agora mesmo na sua plataforma preferida: