Profissionais

Profissionais

Sócio

Nilton Mattos

Nilton Mattos
55 21 3231 8228 nilton.mattos@mattosfilho.com.br Rio de Janeiro

Experiência

Nilton concentra sua atuação na área offshore (em assuntos relacionados a marítimo, óleo e gás e portos). Possui experiência especialmente em assuntos transacionais, regulatórios e contratuais. Assessora seus clientes em direito privado e público e possui experiência em resolução de conflitos (especialmente em arbitragens internacionais). Desde o início de sua carreira, Nilton esteve envolvido em inúmeros casos e projetos das indústrias de E&P e de marítimo, possuindo experiência substancial em dry shipping.

 

Nilton atuou como secondee no escritório Freshfields, Bruckhaus Deringer, em Londres, e na BP, Petrobras e China National Petroleum Corporation (CNPC), no Rio de Janeiro. É Vice-Coordenador do Comitê Jurídico da Norwegian Brazilian Chamber of Commerce (NBCC), membro da Associação Internacional de Negociadores de Energia (AIEN), da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) e da YoungShip Brazil.

Formação

Bacharelado em Direito – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj);

Mestrado em Direito (LL.M.) – King’s College London, Reino Unido.

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Contratos Empresariais (2020 e 2021), Regulatório (2020), Petróleo e Gás (2020), Transporte e Logística (2020 e 2021) e Rio de Janeiro (2020);

Chambers Global – Oil & Gas (2011 a 2021);

Chambers Brazil (antigo Chambers Latin America): – Oil & Gas (2011 a 2021) e Shipping (2021);

The Legal 500 – Next generation partner – Transport: Shipping (2021 e 2022) e Hydrocarbons (2014 e 2015);

Who’s Who Legal Brazil – Energy (2019 e 2020);

Who’s Who Legal Global – Energy – Oil & Gas (2019 a 2021);

Who’s Who Legal Thought Leaders – Brazil – Energy (2020 e 2021).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Nilton Mattos
Valor Econômico

Grupos já presentes no país devem dominar disputas

​Os leilões de infraestrutura em 2022 deverão seguir a mesma tendência dos últimos anos: licitações bem-sucedidas, mas dominadas por operadores já presentes no Brasil – e, portanto, mais tolerantes às incertezas econômicas e políticas que afetam o país hoje. O nível de interesse privado varia muito de acordo com a relação risco-retorno de cada projeto, mas, no geral, a expectativa é positiva, segundo analistas.

Clique aqui e confira a matéria publicada no Valor Econômico com a participação do nosso sócio Nilton Mattos.

Áreas de Atuação

Agência Estado

Cenário setorial/portos: governo terá grandes desafios para atrair competição em privatizações

​Com o aval nesta semana do Tribunal de Contas da União (TCU) para prosseguir com o primeiro de quatro processos de desestatização de autoridade portuária no Brasil – a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) -, o governo federal se prepara para levar a leilão a verdadeira “joia da coroa” do setor em 2022, o Porto de Santos. Com enormes desafios de modelagem, o governo deve enfrentar dificuldades para atrair competição nas concessões, avaliam especialistas ouvidos pelo Broadcast.

Clique aqui e confira a matéria publicada na Agência Estado com a participação do nosso sócio Nilton Mattos.

Áreas de Atuação

Broadcast Energia

Energia eólica offshore no Brasil – uma nova fronteira energética?

​Em novembro de 2020, o Primeiro-ministro britânico Boris Johnson escreveu um artigo para o jornal Financial Times declarando que o caminho para a recuperação econômica pós-pandemia seria uma revolução industrial verde. Nessa linha, o Reino Unido anunciou um ambicioso plano energético com o objetivo de abastecer todas as residências britânicas com energia eólica offshore até 2030.

​Clique aqui e leia a matéria publicada no Broadcast Energia com a participação do nosso sócio Nilton Mattos.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.