Sign In

Rogério Fernando Taffarello

Sócio
Experiência

Rogério tem larga experiência em questões relacionadas ao direito penal no âmbito empresarial, tendo intensa atuação na defesa clientes pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiros, nas principais investigações e processos criminais do país nos últimos 15 anos. É membro do Conselho de Prerrogativas Profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), onde também é membro da Comissão de Processo Penal. Rogério foi pesquisador do Departamento de Direito Penal e Criminologia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador-visitante da Universidade de Bologna (Itália), diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e integrante da Comissão de Assuntos Legislativos do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). É professor do curso de pós-graduação em direito penal econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo e professor convidado em cursos de graduação e pós--graduação em direito penal e processual penal em diferentes instituições brasileiras, conselheiro editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais e da Revista de Estudos Criminais, as duas principais obras científicas brasileiras especializadas em direito penal, e autor de publicações dedicadas ao direito penal e ao processo penal no Brasil e no exterior, com ênfase em direito penal econômico.

Foi referido pelo The Legal 500 como "um advogado de excelência mundial em direito penal empresarial" e há anos tem sido reconhecido entre os principais advogados criminalistas de todo o país na área penal por pelos principais rankings nacionais e internacionais, como Chambers and Partners, Who's Who Legal, Leaders League, Latin Lawyer, Análise Advocacia, entre outros.

Educação

Bacharel em Direito, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-graduado em Direito penal econômico e europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal)

Mestre em Direito penal, Universidade de São Paulo (USP)

Especialista em fraudes fiscais e lavagem de dinheiro pela Universidad de Castilla – La Mancha (Espanha)

Especialista em Direito penal pela Universidad de Salamanca (Espanha)

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Bancos (2018); Direito Penal (2017 - 2020); Químico e Petroquímico (2019 - 2020); São Paulo (2020)

Best Lawyers – Corporate Criminal Law (2019)

Chambers Brazil (antigo Chambers Latin America) – Dispute Resolution: White-Collar crime (2021)

Latin Lawyer 250 – Anti-corruption investigations and Compliance (2020-2021)

Who's Who Legal Brazil – Business Crime Defense & Investigations (2018 - 2020)

Currículo em PDF Resume in PDF

Áreas de atuação