
Profissionais
Rogério Taffarello

Áreas de atuação
Experiência
Rogério tem larga experiência em litígios relacionados ao direito penal no âmbito empresarial, tendo intensa atuação na defesa clientes pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiros, nas principais investigações e processos criminais do país nos últimos 15 anos. É membro, atualmente em terceiro mandato, do Conselho de Prerrogativas Profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), onde também foi membro da Comissão de Processo Penal.
Rogério foi pesquisador do Departamento de Direito Penal e Criminologia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador-visitante da Universidade de Bologna (Itália), diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e integrante da Comissão de Assuntos Legislativos do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).
É professor do curso de pós-graduação em direito penal econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo e professor convidado em cursos de graduação e pós–graduação em direito penal e processual penal em diferentes instituições brasileiras, conselheiro editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais e da Revista de Estudos Criminais, as duas principais obras científicas brasileiras especializadas em direito penal, e autor de publicações dedicadas ao direito penal e ao processo penal no Brasil e no exterior, com ênfase em direito penal econômico.
Foi referido pelo The Legal 500 como “um advogado de excelência mundial em direito penal empresarial” e há anos tem sido reconhecido entre os principais advogados criminalistas de todo o país na área penal por pelos principais rankings nacionais e internacionais, como Chambers and Partners, Who’s Who Legal, Leaders League, Latin Lawyer, Análise Advocacia, entre outros.
Formação
Bacharelado em Direito – Universidade de São Paulo (USP);
Mestrado em Direito penal – Universidade de São Paulo (USP);
Pós-graduação em Direito penal econômico e europeu – Universidade de Coimbra, Portugal;
Especialização em fraudes fiscais e lavagem de dinheiro – Universidad de Castilla – La Mancha, Espanha;
Especialização em Direito penal – Universidad de Salamanca, Espanha.
Reconhecimentos
Análise Advocacia 500 – Bancos (2018), Direito Penal (2017 a 2021), Químico e Petroquímico (2019 a 2021) e São Paulo (2020 e 2021); White Collar Crime (2017 – 2021);
Best Lawyers – Corporate Criminal Law (2019);
Chambers Brazil (antigo Chambers Latin America) – Dispute Resolution: White-Collar crime (2020 – 2022);
Latin Lawyer 250 – Anti-corruption investigations and Compliance (2020 – 2021);
The Legal 500 – Leading Lawyers – White-Collar Crime and Investigations (2022);
Who’s Who Legal Brazil – Business Crime Defense & Investigations (2018 – 2021).
CPI: entenda como funciona, quais os direitos dos investigados e o papel dos advogados
Combate à pirataria: entenda os tipos de crime e as medidas preventivas e proativas
STF julga constitucionalidade da pena por importação e venda de medicamentos sem registro
STJ decide sobre regras para ingresso de policiais em domicílio sem mandado judicial e sobre conversão automática de prisão em flagrante em preventiva
Assuntos:
CONITEC tem nova consulta para incorporação de Cannabis medicinal no SUS
Jair Bolsonaro faces investigation over election fraud claims
Brazilian president Jair Bolsonaro’s legal problems have multiplied after a court opened an investigation into his unsubstantiated warnings of voter fraud in presidential elections next year, a probe that could lead to him being disqualified from running.
Clique aqui e leia a matéria publicada no Financial Times com a participação do nosso sócio Rogério Taffarello.
Áreas de Atuação
Ignorada pelo Senado e derrubada por tribunal, decisão judicial que barrava Renan é absurda, dizem especialistas
A decisão judicial que barrava a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da CPI da Covid é vista por especialistas em direito como uma intromissão indevida do Judiciário no Legislativo.
O emedebista foi designado relator nesta terça-feira (27), momentos após o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) revogar a decisão do juiz federal Charles Renaud Frazão de Moraes, da 2ª Vara Federal do Distrito Federal —Renan seria indicado de qualquer forma, já que o Senado já havia decidido ignorar a decisão do juiz.
Clique aqui e leia a matéria publicada pela Folha de São Paulo, com a participação de nosso sócio Rogério Taffarello.
Áreas de Atuação
Pode uma CPI do Senado investigar os atos de governo estaduais e municipais?
Em tempos em que polarizações reais ou artificiais, irracionalidades e fake news de diversas ordens dominam o debate público e a arena política em nosso país, é preciso que a opinião pública esteja atenta diuturnamente para não se deixar ser confundida. O tema da vez – pelo menos nas últimas horas que antecedem a produção do presente artigo, sendo que essa afirmação pode se obsolescer em breve – parece ser o alcance possível das investigações realizadas por Comissões Parlamentares de Inquérito.
Clique aqui e leia o artigo publicado no O Estado de São Paulo com a
participação do sócio Rogério Taffarello.
Áreas de Atuação
Fique conectado
com o Mattos Filho
Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.