A utilização do 5G na ampliação de serviços digitais em smart cities
A chegada da tecnologia pode representar um grande avanço na conectividade e impactar projetos de cidades inteligentes no Brasil
Assuntos
Smart city é uma expressão que define as cidades que utilizam soluções digitais em sistemas e serviços urbanos com a finalidade de otimizar recursos e oferecer maior precisão na oferta de serviços, especialmente os públicos como transporte, iluminação e coleta de resíduos. Essa nova realidade somente se torna possível pela crescente difusão e capacidade de computação das novas tecnologias e a necessária conectividade entre aparelhos e plataformas em velocidades maiores e menor latência, possibilitando uma interoperabilidade entre diversos dispositivos conectados em soluções cada vez mais complexas.
A aprovação do edital do leilão das faixas de radiofrequência para a prestação de serviços de telecomunicações por meio de 5G no Brasil, em fevereiro de 2021, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), abre caminho para uma grande expansão de redes em todo o país, sobretudo com ofertas nas faixas de frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.
O edital prevê também recursos para a implementação de redes de transporte em fibra óptica na região Norte, por meio do programa Norte Conectado e a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, utilizada para questões de segurança nacional.
Avanços na tecnologia
Testes com a tecnologia 5G já têm sido realizados em diferentes indústrias e indicam ganho na produtividade e maior eficiência nos procedimentos operacionais e na prestação de serviços. Destaca-se, por exemplo, o setor de transporte aéreo, no qual a utilização de redes públicas e/ou privadas de 5G é a grande novidade. Vários projetos-piloto já foram realizados ou estão em andamento, como nos aeroportos de Gatwick, Heathrow e Manchester, na Inglaterra, de Wellington, na Nova Zelândia, e no novo Daxing International, em Pequim. Nesses locais, o 5G aprimorou aplicativos existentes para comunicações de aeronaves, operações aeroportuárias, gerenciamento de bagagem e processamento de passageiros. As novas funções do 5G trarão outro significado para a Internet das Coisas, como a possibilidade de se administrar até 1 milhão de conexões por km2, em conjunto com várias outras tecnologias, de acordo com estudo da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (Diset) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Outro exemplo de aplicação de tecnologias em soluções de smart cities pode ser observado na indústria automobilística: há vários projetos de carros conectados, incluindo projetos de automação da própria fábrica. O tema também é estudado em conjunto com sistemas de segurança, que alertam para a presença de pedestres, ciclistas ou objetos na pista, que passam a ganhar maior amplitude com a possibilidade de conectividade entre os veículos e as estruturas de controle de trânsito, garantido maior segurança a motoristas e pedestres.
Mais uma utilidade relevante de soluções tecnológicas integradas no contexto de smart cities é a gestão de resíduos sólidos. A utilização de recursos que visem à conectividade de sistemas pode tornar os procedimentos, desde a coleta até a reciclagem, mais eficientes, de forma que os impactos ambientais possam ser reduzidos significativamente, combinando-se o controle dos resíduos gerados, seu transporte e finalmente a sua devida destinação.
Também podem ser mencionados potenciais ganhos com relação a transportes públicos. A interconectividade de modais e de sistemas centrais de controle tende a aumentar a eficiência das soluções de transporte, uma vez que a integração de sistemas de câmeras, painéis para usuários e dos veículos em si pode permitir o acompanhamento online e em tempo real da operação dos sistemas de transporte de forma integrada, possibilitando o acompanhamento e a divulgação instantânea de ocorrências, melhor gestão viária, dentre tantos outros exemplos.
Dessa forma, diante do atual contexto brasileiro, em que há predominância de serviços digitais e implementações de projetos de smart cities nas capitais dos Estados das regiões Sul e Sudeste, a chegada da tecnologia 5G ao país e a ampliação do acesso à internet podem representar um grande avanço na conectividade, otimização de recursos e oferta de serviços públicos de forma mais ampla, facilitando a implementação de projetos e programas de cidades inteligentes em todo o território nacional.
Para mais informações sobre as aplicações do 5G, acompanhe a série especial ‘A nova era do 5G‘.