Profissionais

Profissionais

Sócio

Francisco A. Prado de Andrade Coutinho

Francisco A. Prado de Andrade Coutinho
Linkedin

Experiência

Francisco atua em assuntos societários em geral, operações de fusões e aquisições (M&A), joint ventures e desinvestimentos, envolvendo clientes nacionais e internacionais, incluindo companhias abertas e fundos de private equity. Assessora, também, clientes nacionais e internacionais em assuntos de remuneração de executivos e governança corporativa.

Formação

Bacharel em Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);

Pós-graduação em Administração de Empresas (CEAG/FGV);

Complementação da pós-graduação em Administração de Empresas – Instituto Tecnológico Autónomo de México (Itam).

 

Reconhecimentos

Chambers Brazil – Social Security (2024).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Francisco A. Prado de Andrade Coutinho
Editora Roncarati

Susep publica Edital de Consulta Pública nº 2/2024

O Conselho Diretor da Superintendência de Seguros Privado (Susep) colocou em consulta pública a minuta da Nova Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privado (CNSP), por meio do Edital de Consulta Pública nº 2, de 20 de março de 2024,  que pretende regular em minúcia o tema da remuneração dos administradores e pessoas-chave das sociedades supervisionadas enquadradas nos segmentos S1, S2 e S3, tratando de temas como política de remuneração, criação de Comitê de Remuneração, regras sobre remuneração variável, remuneração baseada em ações e transparência para o público, dentre outros temas correlatos.

Clique aqui e acesse a matéria publicada na Editora Roncarati.

Startups

Retenção e incentivo de key-people em startups

Nos artigos anteriores, foram abordados temas de grande relevância para o mercado de venture capital, como as modalidades de contratos mais utilizadas em cada estágio de desenvolvimento das startups e suas cláusulas mais relevantes. Neste artigo, analisaremos outro tema de destaque: a forma de retenção e incentivo de key-people em startups.

O pacote de contribuição de colaboradores é geralmente composto de três elementos distintos, a saber: (i) remuneração fixa, por sua vez composta por salário (ou pró-labore, se estivermos diante de diretores estatutários) e benefícios; (ii) incentivos de curto prazo (ICPs), como bônus, prêmio e/ou Programa de Participação nos Resultados – PPR; e (iii) incentivos de longo prazo (ILPs), os quais costumam ser vinculados à valorização do valor da ação da sociedade no tempo.

Clique aqui e acesse o artigo publicado no Startups.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se