Organizações da sociedade civil, negócios sociais, direitos humanos

Organizações da sociedade civil, negócios sociais, direitos humanos

Oferecemos suporte jurídico a entidades sem fins lucrativos (associações e fundações) que atuam em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente e defesa dos direitos humanos.  

Além disso, atendemos empresas que investem em responsabilidade social, prestando assessoria completa na estruturação e aprimoramento das atividades relacionadas ao tema. Também, dentro da nossa prática de ESG -Environmental, Social and Governance, o time de OSC é expert nos assuntos sociais, sobretudo questões relacionadas à diversidade e ‘Direitos Humanos e Empresas’.

Nossa equipe possui vasta experiência na assessoria de entidades sem fins lucrativos e em responsabilidade social e direitos humanos

Principais serviços

Societário: Assessoria na constituição de associações e fundações privadas, reorganização societária e estruturação de fundos de endowment e outros mecanismos que visem à sustentabilidade das entidades no longo prazo. Suporte no gerenciamento das atividades realizadas pelas entidades, bem como na implementação e estruturação de mecanismos de governança corporativa. Apoio na aplicação da lei anticorrupção e em auditoria legal preventiva.

Tributário: Assessoria sobre o regime tributário aplicável à entidade (imunidade ou isenção) e orientação sobre o melhor aproveitamento dos benefícios fiscais para as organizações. Representação perante os órgãos governamentais responsáveis pela implementação dos benefícios fiscais e atuação em processos administrativos por meio de consultoria, bem como elaboração de defesas e recursos perante os órgãos municipais, estaduais e federais.

Financiamento: Orientação e planejamento a respeito dos benefícios fiscais, como  Leis de Incentivo à Cultura nas diferentes esferas governamentais. Apoio na elaboração dos instrumentos contratuais necessários para a viabilização dos incentivos fiscais perante o poder público e instituições privadas. Assessoria no desenvolvimento de atividades-meio que gerem receitas visando a garantir a sustentabilidade das entidades.

Regulatório:  Orientação na obtenção de qualificações conferidas pelo poder público, como Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e Organização Social (OS), bem como representação perante os órgãos públicos, tais como o Ministério da Cidadania (MC) e Ministério da Educação (ME). Aconselhamento sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Apoio na elaboração e negociação de contratos e parcerias com o poder público (contratos de gestão, termos de parceria, termos de fomento e colaboração), bem como gestão de recursos públicos e assessoramento de procedimentos de prestação de contas perante os órgãos de controle.

Assessoria para desenvolvimento de projetos de investimento social privado, na estruturação de negócios sociais e no desenvolvimento de fundos de impact investing. Estruturação de modelos de negócios de impacto e fundos patrimoniais (endowments).

Consultoria para empresas no desenvolvimento e/ou fortalecimento de departamentos de responsabilidade social e sustentabilidade. Assessoria na implementação nas questões de diversidade e de práticas de direitos humanos nas empresas, analisando em gestões de crise, treinamentos, auditorias preventivas de direitos humanos e elaboração de códigos de conduta e políticas internas, entre outros.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.