

Saiba quais os principais eventos sobre mudanças climáticas em 2022
Confira, abaixo, iniciativas sobre a pauta climática previstos para este ano que merecem destaque
O ano de 2022 será marcado por uma serie de eventos para discussões sobre a emergência climática, à exemplo da Semana do Oriente Médio e África do Norte 2022 (Middle East and North Africa Climate Week), ocorrida ao final de fevereiro em Dubai, Emirados Árabes Unidos, um dos marcos importantes para a preparação para a COP27.
Abaixo, destacamos as principais iniciativas que estão por vir:
- 28 de março: publicação do terceiro estudo integrante do 6º Relatório de Avaliação do IPCC (AR6), Relatório do Grupo III, que analisará os principais aspectos da mitigação das mudanças do clima.
- 2 a 6 de maio: 15° Congresso Mundial Florestal (XV Forestry Congress 2022) em Seul, Coreia do Sul, que discutirá como as florestas podem ajudar a enfrentar a crise climática, combater a desertificação, preservar a biodiversidade e resolver outras questões ambientais.
- 2 a 6 de junho: Estocolmo + 50 na Suécia, em homenagem aos 50 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano. O evento foi a primeira conferência organizada para discutir a pauta ambiental, na qual foi assinada a Declaração de Estocolmo, vista como a primeira manifestação do direito ambiental contemporâneo.
- 26 a 30 de junho: Fórum Mundial Urbano (World Urban Forum) em Katowice, Polônia, para discutir questões globais urgentes, como as mudanças climáticas, urbanização, economia com foco na gestão e transformações das cidades e melhoria do ambiente urbano.
- 27 de junho a 2 de julho: Conferência dos Oceanos em Lisboa, organizada pelos governos de Portugal e do Quénia, que tem como objetivo debater transformações estruturais e soluções inovadoras para impulsionar a ação global dos oceanos.
- 16 a 17 de julho: Rio+30 no Rio de Janeiro, em celebração aos 30 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio 92. Tornou-se de umas das conferências internacionais mais relevantes sobre meio ambiente, responsável por aprovar, dentre outros documentos, a Convenção-Quadro das Nações Unidades para Mudança do Clima (UNFCCC).
- 3 de outubro: publicação do Relatório-Síntese do IPCC, reunindo os três estudos publicados pelos Grupos de Trabalho correspondentes.
- 7 a 18 de novembro: 27ª Conferência das Partes (COP 27) signatárias da UNFCCC, em Sharm el-Sheikh, Egito, que reunirá países e a sociedade civil para discutir a ação global de combate à crise climática.
Para mais informações, conheça os conteúdos elaborados pela prática de Direito Ambiental e Mudanças Climáticas do Mattos Filho.
- Litigância como apelo para combate à emergência climática
- Crescimento do hidrogênio traz oportunidades em âmbito global
- Pauta climática é prioritária nas negociações para entrada do Brasil na OCDE
- Mercado de carbono em pauta no cenário nacional
- UE discute novas diretrizes para combate à emergência climática
*Com colaboração de Anna Gandolfi, Maria Eduarda Garambone, Gabriel Pereira Bispo de Oliveira, Bernardo Andreiuolo e Mariana Diel.