Diversidade, equidade e inclusão nas empresas: qual a realidade brasileira?
No segundo episódio do videocast “Nós e o RH”, Margareth Goldenberg compartilha sua visão sobre equidade e inclusão no ambiente corporativo brasileiro, destacando a importância da pluralidade para a inovação
Assuntos
No segundo episódio do videocast “Nós e o RH”, uma série especial do Único que reúne a expertise jurídica do Mattos Filho com grandes nomes do mercado, os sócios Érika Seddon e Sólon Cunha conversam com Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360, sobre a diversidade no mercado de trabalho brasileiro.
Margareth, que também é mãe, avó e CEO na Goldenberg Diversidade, compartilha histórias de sua carreira e analisa a atual situação de cenário de diversidade, equidade e inclusão nas empresas no Brasil. Ela destaca que “quanto mais plurais os olhares sobre a mesma questão, maior o número de soluções e ideias. E, portanto, mais inovação, discussão e criatividade”.
Durante o bate-papo, Margareth comenta pesquisas atuais e a baixa presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança nas empresas.
Segundo ela, “desde 1985, as mulheres são maioria entre os formandos das universidades no Brasil, algo entre 58% – de mulheres – e 42% de homens. No mercado de trabalho, nós somos maioria em cargos de entrada: analistas, assistentes, estagiárias, trainees, até coordenação. Mas esse número de 56% em cargos de entrada cai. No momento, estamos com 25% de mulheres gerentes e diretoras, e 16% mulheres CEOs”, analisa.
Margareth também comenta sobre licença parental e sobre a Declaração de Igualdade Salarial, que deve ser entregue por empresas com mais de 100 funcionários até 30 de agosto de 2024, além da importância da divulgação desses números.
Assista ao episódio no YouTube ou ouça na sua plataforma de áudio preferida.