Mattos Filho lança 11ª edição de seu Relatório Anual
Material traz resultados financeiros, detalha iniciativas realizadas pelo escritório e mostra como o Mattos Filho superou obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19
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O Mattos Filho lança hoje seu Relatório anual 2020, que traz resultados financeiros e o detalhamento das iniciativas realizadas no ano passado. Em sua 11ª edição, o relatório mostra como a colaboração, perseverança e inovação guiaram a atuação do escritório em um dos períodos mais desafiadores para a toda a sociedade. Desde 2011, o escritório divulga de maneira pioneira no mercado jurídico seus resultados financeiros, iniciativas de negócios e gestão de pessoas.
A estratégia de posicionar o cliente no centro das decisões, a cultura colaborativa e multidisciplinar e os investimentos em novas tecnologias foram componentes fundamentais para o bom desempenho do Mattos Filho, mesmo diante dos obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19.
“A força do nosso modelo de atuação colaborativo se mostrou um importante diferencial no mercado. Reunir rapidamente um grupo multidisciplinar de especialistas permitiu uma melhor compreensão dos impactos da pandemia em empresas de diferentes setores”, analisa Roberto Quiroga, sócio-diretor do Mattos Filho. “Neste sentido, nossas entregas foram ágeis, coordenadas, completas e, mais uma vez, nos colocamos ao lado do cliente como o seu parceiro de negócio”, complementa.
Além do detalhamento das ações da banca, o Relatório Anual 2020 traz uma entrevista exclusiva com a economista zambiana Dambisa Moyo sobre a retomada do crescimento econômico e perspectivas para o pós-pandemia. A entrevista em português está disponível na versão digital do relatório e o podcast em inglês pode ser ouvido em sua plataforma preferida.
A rápida estruturação tecnológica que possibilitou a migração de todos os colaboradores para operar no modelo home office, somada à ágil reorganização das equipes, foram dois trunfos do escritório no período. Para garantir a excelência de atendimento, um comitê multidisciplinar de sócios e sócias foi criado especificamente para organizar e distribuir as demandas entre as práticas, priorizando a proposição de soluções jurídicas personalizadas para a necessidade de cada cliente.
Outra iniciativa de destaque no ano e que reforça, inclusive, a vocação do Mattos Filho em ser um escritório de vanguarda foi o lançamento da prática ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) – sendo a primeira banca do Brasil a ter uma equipe dedicada ao tema que ganhou ainda mais relevância global durante a pandemia. Além disso, a abertura do escritório em Campinas (SP) representou outro passo importante, pois expandiu a cobertura geográfica de atendimento e contribuiu para a aproximação com clientes da Região Metropolitana de Campinas, estratégica para a economia brasileira.
Promoção de direitos essenciais
Os destaques do ano não ficaram restritos aos negócios. A atuação social do Mattos Filho ganhou ainda mais relevância durante a pandemia. O Mattos Filho ampliou a oferta de serviços jurídicos pro bono a organizações da sociedade civil e a pessoas físicas em situação de vulnerabilidade social, além de ter fortalecido os programas de voluntariado, e diversidade e inclusão.
Pautado no interesse público, promoção e defesa de direitos humanos de grupos específicos e incentivo à solidariedade, o escritório contribuiu com iniciativas de impacto social na pandemia, como a parceria com grandes empresas para o Movimento #2em2, de ampliação à testagem da população ao novo coronavírus, e o apoio jurídico à criação de uma plataforma para venda de máscaras a baixo custo.
Para o sócio-diretor Roberto Quiroga, o período ofereceu aprendizados importantes e reforçou o olhar estratégico do Mattos Filho para o futuro. “Sabemos que ainda enfrentaremos tempos complexos, mas seguiremos a nossa visão de longo prazo: fomentar a inovação e o empreendedorismo, investir em oportunidades para os nossos profissionais, colocar os clientes no centro de todas as decisões e atuar como agentes das transformações que almejamos na sociedade”, finaliza.
Destaques de 2020 em números
- Quase 7% de crescimento no número de sócios e de 6% no quadro geral de colaboradores;
- Aumento em 11,5% da quantidade de estagiários e trainees;
- Mais de 1.200 colaboradores trabalhando de forma remota e disponibilização de mais de 1.300 livros jurídicos em formato digital, para apoiar o trabalho de sócios e advogados;
- Mais de 4 mil horas dedicadas a projetos que buscavam minimizar impactos da pandemia
- Mais de 120 mil horas a atendimentos pro bono.