Relatório Social do Mattos Filho traz podcast exclusivo com ativistas da causa racial
Sócio-diretor Roberto Quiroga mediou o debate, que contou também com profissionais membros do Soma, grupo de afinidade para equidade racial do escritório
Assuntos
O Mattos Filho anuncia a publicação da 3ª edição de seu Relatório Social, que traz um balanço da atuação da banca em iniciativas de cunho social e ambiental no biênio 2019/2020. O material está disponível em ambas as versões impressa e digital, de modo a facilitar o acesso ao conteúdo, dado o contexto de distanciamento social provocado pela pandemia. Por meio do hotsite desenvolvido exclusivamente para hospedar o relatório, com design responsivo e acessível, o público pode utilizar recursos multimídia para navegar, vivenciando a mesma experiência de uso em qualquer dispositivo de acesso.
Entre os destaques, está um podcast de temática racial produzido especificamente para o relatório. Nele, o sócio-diretor Roberto Quiroga media um debate com a filósofa Sueli Carneiro e a psicóloga Cida Bento, ativistas da causa, e também com Patrícia Soares e Vítor Macabu, profissionais do escritório e membros do Soma, grupo de afinidade para equidade racial do Mattos Filho. “Os dois últimos anos foram de intensas discussões acerca da questão racial em todo o mundo e houve alguns avanços importantes”, afirma Quiroga. “Entretanto, ainda há muito o que evoluir, então oferecemos o devido espaço para reverberar a voz de quem vivencia a conjuntura, para caminharmos juntos na direção de uma sociedade mais justa e igualitária”, reforça o sócio-diretor do escritório.
As consequências da Covid-19 no último ano estão relatadas em um capítulo único no relatório. Nele, há o resumo e o resultado das ações realizadas pelo escritório, desde o início da crise sanitária, para minimizar as vulnerabilidades identificadas em diferentes grupos da sociedade no período. O trabalho feito pela prática Mattos Filho 100% Pro bono com grupos de pessoas que, pela instabilidade geral do cenário, ficaram desprovidas de assistência jurídica, é um dos destaques. De maneira pioneira, temos uma forte atuação em pro bono no país há mais de 20 anos, com uma área dedicada exclusivamente à advocacia de interesse público.
O Relatório Social é publicado a cada dois anos e informa as iniciativas de cunho social tomadas pelo escritório Mattos Filho por biênios. As edições anteriores podem ser acessadas no site do Mattos Filho.
Sobre o Soma
Criado em 2018, o Soma foi o primeiro grupo de afinidade para equidade racial do mercado jurídico. A iniciativa é voltada à discussão da temática no ambiente de trabalho, com objetivo de atrair, desenvolver e reter profissionais negros, oferecendo-lhes oportunidades de carreira equânimes. Integrando o Programa de Diversidade e Inclusão do Mattos Filho, o grupo se propõe a promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e acolhedor para seus profissionais. Além disso, o Mattos Filho é o único escritório brasileiro que possui uma ação afirmativa para contratação de estudantes de Direito negros, o Soma talentos, que oferece aulas de português e inglês jurídico, mentoria e capacitação comportamental aos participantes.