Receita Federal e BC reforçam prazo limite para entrega de declarações
DIRPF não entregues até 29 de abril podem gerar multa. Prazo para entrega da DCBE se encerra dia 5 de abril
O prazo para entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física (DIRPF) começou no dia 7 de março de 2022 e a data limite para entrega encerra-se dia 29 de abril, às 23h59min.
Para que sejam evitados eventuais atrasos na apresentação da DIRPF, situação que pode resultar em aplicação de multas punitivas à pessoa física, é recomendada a entrega da declaração com relativa antecedência, especialmente pela sobrecarga do sistema nos dias próximos ao término do prazo.
Além disso, ressalta-se também que o prazo para entrega da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior para o Banco Central do Brasil (Bacen) se encerra dia 5 de abril de 2022, às 18h. A apresentação é obrigatória para qualquer residente fiscal brasileiro que, em 31 de dezembro de 2021, possuísse ativos de qualquer natureza no exterior cujo valor total seja superior a US$ 1 milhão. A apresentação fora do prazo estipulado também pode implicar a aplicação de multa ao declarante.
Caso queiram consultar mais informações sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física e sobre a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior, acessem nosso guia sobre o assunto.
Para saber mais sobre o assunto, conheça a prática de Gestão Patrimonial, Família e Sucessões do Mattos Filho.