Muitos me perguntam o que acho de programas de LL.M em faculdades no exterior. Outros questionam se tais cursos valem a pena para advogados que pretendem continuar a trabalhar no Brasil ou em escritórios brasileiros. A minha resposta é sempre a mesma: valem muito a pena, por vários motivos.
Imersão acadêmica
As escolas internacionais de Direito oferecem cursos inovadores, professores reconhecidos globalmente em suas respectivas áreas de ensino e grupos de estudo com pessoas que dedicam 100% dos seus dias (e noites) ao engrandecimento acadêmico. Apesar de trabalhosa, é uma experiência única de aprendizado que não só te tira do seu país, mas também da sua zona de conforto. Se você vai utilizar tudo que se aprende no LL.M quando voltar a trabalhar, só você poderá dizer. Porém, uma coisa é certa, tudo que se aprende, não se esquece. Digo isso com a convicção de quem já se formou no LL.M em uma faculdade nos Estados Unidos há quase 15 anos. O tempo passa, mas o aprendizado fica.
Rede global de contatos
Dezenas de pessoas, de todos os continentes, viajam para o mesmo lugar, buscando o mesmo objetivo. Nessa jornada, acabam conhecendo uns aos outros, trocando experiências, criando amizades, construindo relacionamentos fortes, que sobrevivem ao término do LL.M e se robustecem vida adentro. Para todo lugar que viajo, encontro amigos e amigas que fiz durante o meu mestrado no exterior. Eles estiveram presentes em (quase) todos os eventos importantes da minha vida particular e eu na deles. Amigos que crescem profissionalmente em seus respectivos países e o recomendam para casos importantes que seus clientes buscam aqui no Brasil. E, da mesma forma, são esses mesmos amigos que você vai indicar quando os seus próprios clientes te procurarem solicitando indicação de advogados em outros países. E assim um ajuda o outro ao longo da vida, se tornando uma verdadeira família.
Tornar-se cidadão do mundo
O LL.M te faz crescer como ser humano, criando um sentimento maior que sua nacionalidade. Ele faz você se sentir e se enxergar como um cidadão do mundo. Não é fácil sair do seu país de origem e, de repente, se ver em um universo com pessoas tão diferentes do seu background (em todos os sentidos, especialmente cultural). Entretanto, aos poucos, inevitavelmente se nota que é exatamente essa diversidade cultural que faz o curso de LL.M tão singular e especial. Você absorve um pouco da cultura de cada colega do curso e, ao mesmo tempo, ensina um pouco da sua cultura aos demais. Uma verdadeira relação de troca que te engrandece como pessoa, tornando-o um cidadão universal. Isso sem contar que você está morando fora do seu país, testemunhando a história de outro país, gravando memórias inesquecíveis. Vivi a eleição de 2008 nos Estados Unidos e jamais esquecerei da posse de Barack Obama como presidente.
Amadurecimento pessoal e profissional
O LL.M é um momento só seu. Tudo o que se faz é para o seu próprio engrandecimento, em todos os sentidos. É um tempo que só você controla, escolhendo suas batalhas. Não há chefes, não há clientes, não há prazos fatais para se protocolar petições… Só há você (e sua disciplina, claro). Essa experiência de autocontrole e de “ser dono do seu próprio destino” te amadurece, te prepara para tanto para a vida pessoal, quanto profissional.