Mattos Filho é o primeiro escritório latino a ter metas de carbono aprovadas pelo SBTi
Escritório avança na agenda ambiental ao dar mais um passo na direção de zerar emissões de gases de efeito estufa
Assuntos
O Mattos Filho é o primeiro escritório de advocacia da América Latina a ter metas de curto prazo para redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) baseadas na ciência aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi). A iniciativa é fruto de uma parceria das entidades internacionais Carbon Disclosure Project (CDP), Pacto Global das Nações Unidas, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF). A iniciativa já mobilizou mais de duas mil organizações em todo o mundo oferecendo assessoria técnica embasada na evidência científica climática para determinarem seus compromissos de redução das emissões de GEE.
A aprovação das metas de curto prazo pela SBTi está relacionada ao compromisso assumido pelo Mattos Filho ao aderir ao Business Ambition for 1.5°C, que tem como objetivo limitar o aquecimento global a 1,5°C até 2050. Para tanto, o escritório se propõe a reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 1 e 2 em 63% e de escopo 3 em 46,2% até 2030, em relação a um ano base de 2019, e de zerar as emissões de GEE até 2050. Nesse sentido, além das ações ambientais que ainda serão adotadas, atualmente, o escritório tem parcerias com cooperativas de catadores para reciclagem e destinação correta dos resíduos, além da utilizar bicicletas para serviços de entrega para a redução de emissão de carbono.
O Mattos Filho também é o único da América Latina a integrar a Net Zero Lawyers Alliance, com mais de 30 escritórios internacionais comprometidos em zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2050, que visa a desenvolver e compartilhar estratégias, oferecer serviços jurídicos alinhados às metas de descarbonização e treinar e capacitar advogados dos escritórios e dos clientes na pauta climática colaborando com a transição para uma economia de baixo carbono.