Profissionais
Marcio Soares
Áreas de atuação
Experiência
Marcio tem ampla experiência na área concorrencial, representando clientes nacionais e estrangeiros de vários setores da economia perante o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em processos de aprovação de operações societárias e contratos associativos (atos de concentração), investigações de condutas anticompetitivas, especialmente carteis e abuso de posição dominante, negociação de acordos de leniência e Termos de Compromisso de Cessação (TCC), bem como em processos judiciais e arbitragens de natureza antitruste, compliance concorrencial e consultoria geral.
Marcio atua como co-Chair do Grupo de Trabalho sobre Atos de Concentração (Mergers Working Group) do Antitrust Committee da International Bar Association (IBA), como co-Chair do Task Force sobre Sustentabilidade e Concorrência do Comitê de Concorrência da ICC-Brasil e é membro do Comitê Internacional da Seção de Direito Concorrencial da American Bar Association (ABA). É autor de diversas publicações no Brasil e no exterior sobre direito da concorrência.
Formação
Bacharelado em Direito – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
Pós-graduação em Direito Privado – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
Mestrado em Direito (LL.M.) – Columbia Law School, EUA.
Reconhecimentos
Chambers Brazil – Competition & Antitrust (2013 – 2024);
LACCA Approved – Antitrust & Competition (2017, 2021 – 2025);
Latin Lawyer 250 – Antitrust & Competition (2014, 2020 – 2025);
The Legal 500 – Competition & Antitrust: Leading Partners (2014, 2021 – 2025);
Análise Advocacia – Concorrencial (2018 – 2024) Química e Petroquímica (2018 – 2021) São Paulo (2018 – 2021) e Rio de Janeiro (2022 – 2024);
Who’s Who Legal Brazil – Competition (2016, 2020 – 2023) e Thought Leaders Brazil: Competition (2020 – 2023);
Who’s Who Legal Global – Competition (2021, 2023) e Global Elite: Competition (2022 – 2024).
Ministério da Fazenda propõe regulação econômica e concorrencial de plataformas digitais
Cade compensa, em multa por infração concorrencial, valor pago por empresa condenada pela CGU
Ministério da Fazenda apresenta propostas para regulação econômica e concorrencial de plataformas digitais
Assuntos:
Cade discute critérios para a determinação de grupos econômicos
2023 em fatos e números: uma retrospectiva da atuação repressiva do Cade
Fusões e aquisições concentram varejo, consumo, saúde e tecnologia
Expandir a participação ou estrear em um determinado mercado, ampliar a presença da empresa ou chegar em lugares onde a marca ainda é desconhecida, buscar sinergias com concorrentes – ou não – para aperfeiçoar a competitividade e, claro, aumentar o faturamento são alguns dos objetivos das operações de fusões e aquisições (mais conhecidas pela sigla em inglês M&A e menos pelo acrônimo em português F&A).
Clique aqui e acesse a matéria publicada no ConJur.
Áreas de Atuação
Caminhos para a colaboração entre concorrentes em prol da sustentabilidade
À medida que os efeitos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais evidentes, há um reconhecimento crescente de que o enfrentamento dessa emergência requer ação imediata de todos os setores da sociedade e forte colaboração. Governos e setor privado tem respondido por meio de metas ambiciosas de sustentabilidade, porém o caminho em direção à adoção de práticas sustentáveis pode ser desafiador.
Clique aqui e acesse o artigo publicado no Valor Econômico.
Áreas de Atuação
Mattos Filho poaches ex-CADE adviser from VMCA
Latin Lawyer Elite firm Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados has bolstered its antitrust department by hiring a former superintendent of Brazilian competition authority CADE from local firm VMCA Advogados.
Clique aqui e leia a matéria publicada no Latin Lawyer com a participação dos nossos sócios Roberto Quiroga, Eduardo Frade e Marcio Soares.
Áreas de Atuação
Fique conectado
com o Mattos Filho
Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.