Soma

Soma

O combate ao racismo estrutural só é possível a partir do reconhecimento da existência dos diferentes tipos de racismo na nossa sociedade e de ações consistentes e sistemáticas em prol da população negra.

Em uma sociedade como a nossa, acreditamos que um ambiente de trabalho com equidade racial só é possível com uma mudança cultural que tenha o engajamento da liderança, o protagonismo negro e ações afirmativas, além de métricas e indicadores que avaliem constantemente a atração, o desenvolvimento, a retenção e a ascensão de talentos negros.

Nesse sentido, em 2018, lançamos o pilar de equidade racial do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do escritório, e o Soma, seu grupo de afinidade, que busca promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e equânime para os profissionais negros.

O grupo realiza ações de sensibilização, como o engajamento de aliados antirracistas, apoia iniciativas da sociedade civil, participa de movimentos empresariais e colabora com a defesa de direitos étnico-raciais por meio da prática 100% Pro Bono.

Além disso, o Mattos Filho é o único escritório brasileiro a ter uma ação afirmativa para contratação de profissionais negros: o Soma talentos.

Iniciativas como o Soma mostram que o escritório está alinhado às questões raciais da atualidade, o que vejo como uma oportunidade de ampliar o debate e de inspirar outros escritórios a promoverem a equidade racial e o engajamento de pessoas brancas

Yasmin Barreto, auxiliar jurídico de Infraestrutura e Energia e integrante da 1ª turma do Soma talentos

Quando entrei no escritório como trainee, em 2014, não me lembro de ver advogadas negras, por exemplo. Depois da criação do Soma e do Soma talentos, isso mudou. O primeiro passo foi reconhecer a necessidade de ser mais inclusivo e diverso, e tenho visto o escritório dedicando seus esforços nesse sentido

Higor Borges Lima, advogado da área de Propriedade intelectual e integrante do Soma
colaboradora negra, com belos cabelos black power, no escritório do mattos filho

Soma talentos

Ação afirmativa para contratação de estagiários e advogados autodeclarados negros, tem como objetivo contribuir com a equidade racial no meio jurídico ao desenvolver talentos negros e incentivar que sejam os protagonistas de suas carreiras. Com duração de dois anos, o programa oferece aulas de inglês e de comunicação eficaz, uma trilha específica de desenvolvimento profissional e mentoria com sócios.

banner da aliança jurídica pela equidade racial em fundo cinza com logotipo marrom e laranja

Aliança jurídica pela equidade racial

Formada pelos principais escritórios de advocacia full-service do Brasil, a iniciativa busca promover a equidade racial no mercado jurídico de modo a contribuir para o combate ao racismo estrutural em nossa sociedade. Nos anos de 2022 e 2023, o Mattos Filho ocupa a presidência e a secretaria executiva da Aliança.

homem negro digitando em um notebook

Produção de conteúdo jurídico sobre equidade racial

Cientes da importância do acesso a informações de qualidade como uma ferramenta de transformação social, produzimos e difundimos, de forma gratuita, conteúdo jurídico relacionados à população negra e à equidade racial.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.