Lire

Lire

Promover o exercício do direito à liberdade religiosa no ambiente de trabalho permite a atração e a retenção de profissionais talentosos

De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal brasileira, que prevê os direitos fundamentais de cidadãos e cidadãs, as liberdades de consciência e de crença não podem ser violadas, sendo, inclusive, garantida por lei a liberdade para cultos religiosos. Em vista desses direitos humanos, em 2020, criamos o Lire com o objetivo de promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e acolhedor para profissionais religiosos.

Com a adoção de uma Política de Liberdade Religiosa, o escritório garante o exercício do direito à liberdade religiosa, assegurando que os profissionais religiosos sejam respeitados na prática de suas crenças. Paralelamente, compartilham-se informações para diminuir o preconceito e coibir a intolerância religiosa e promovem-se o diálogo e o respeito pelas religiões para que todos se sintam à vontade para manifestar suas crenças e tradições livremente. No grupo de afinidade, há espaço também para a participação de ateus e agnósticos que queiram contribuir com o debate e se aprofundar no tema.

Queremos que as pessoas tenham o conforto de professar sua religião da forma que acharem melhor, sem que o escritório seja um obstáculo. O grupo de afinidade veio para criar um ambiente propício a isso, além de fomentar a atração e retenção de talentos para os quais a questão religiosa seja um valor pessoal importante.

Claudio Oksenberg, sócio de Societário/M&A e sponsor do Lire

O Lire permite que as pessoas se sintam confortáveis para ter um diálogo aberto sobre religião com gestores e colegas e, principalmente, estimula o debate acerca da liberdade religiosa como função social. Além disso, o grupo pode ser uma inspiração para outras grandes empresas, nas quais não vemos políticas internas que tratem desse tema.

Isadora Reis, paralegal e integrante do Lire

Política de liberdade religiosa

A principal iniciativa desse pilar do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão é a Política de Liberdade Religiosa, que possibilita que os profissionais interessados possam se ausentar do trabalho para celebrar datas religiosas ou participar de rituais importantes para sua crença – pontuais ou recorrentes.

Conteúdos sobre o tema

Cientes da importância da promoção e defesa dos direitos fundamentais, e considerando que o acesso a informações de qualidade é uma ferramenta de transformação social, produzimos e difundimos, de forma gratuita, conteúdos relacionados à promoção do direito à liberdade religiosa no Brasil e no mundo.

Eventos de sensibilização

Ter acesso a informações é essencial para romper com preconceitos e combater vieses inconscientes. Para criarmos oportunidades que favoreçam a reflexão e a troca de ideias, promovemos uma série de eventos sobre diferentes religiões com a participação de especialistas e líderes religiosos diversos.

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.