Sign In

Michelle Marques Machado

Sócia
Experiência

Com mais de quinze anos de experiência com direito antitruste, Michelle representa clientes nacionais e estrangeiros em uma ampla gama de questões da área, incluindo atos de concentração, processos administrativos relativos a condutas anticompetitivas (incluindo negociação de acordos de leniência e termos de compromisso de cessação), investigações internas, criação de programas de compliance, revisão de práticas comerciais e estruturação de novos modelos de negócios em conformidade com a legislação concorrencial. É bacharel (2004) e mestre em direito (2008) pela Universidade de São Paulo, e é, também, mestre em direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2013).

No Mattos Filho, Michelle coordena, com outros com sócios das práticas de Direito Concorrencial e de Compliance e Ética Corporativa, nosso grupo de Investigações Corporativas: um grupo multidisciplinar dedicado a auxiliar clientes na gestão de riscos em seus negócios. Ela também integra o grupo de Tecnologia do escritório, assessorando clientes em assuntos concorrenciais com uma abordagem multidisciplinar.

No Brasil, Michelle integra o Comitê de Mercados Digitais do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC), o Comitê de Concorrência da Câmara de Comércio Internacional - ICC Brasil. No âmbito da American Bar Association (ABA), é representante do país para relatar desdobramentos recentes na arena antitruste do Brasil ao International Committee da Antitrust Law Section da ABA e membro do Steering Committee da International Antitrust Committee da Section of International Law da ABA.  Ela também contribui regularmente com artigos para o Boletim Trimestral do International Antitrust Committee da ABA, que trata de novidades desdobramentos recentes na área de direito concorrencial na América do Sul. Finalmente, em março de 2021, a Michelle passou a integrar o Steering Committee da GCR Antitrust Law Leaders Forum.

Educação

Bacharel em Direito, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Direito (LL.M.), Harvard Law School

Reconhecimentos

Chambers Brazil (antigo Chambers Latam) – Competition/Antitrust (2021)

Global Competition Review – GCR Awards: Nomination for Lawyer of the Year – 40 under 40; Women in Antitrust (2021)

The Legal 500 – Next generation partner: Competition/Antitrust (2019; 2021);

Who's Who Legal – Competition: Future Leaders (2018 – 2020)

Currículo em PDF Resume in PDF

Áreas de atuação