Profissionais

Profissionais

Sócio

Cassio Amaral

Cassio Amaral
55 11 3147 7792 camaral@mattosfilho.com.br São Paulo – Paulista

Experiência

Cassio Amaral é advogado, sócio do Mattos Filho Advogados, doutorando em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em direito pela Grande Escola de Comércio de Lyon/França e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Destaca-se por sua experiência nas indústrias de seguros, resseguros, previdência privada e infraestrutura, assessorando clientes em transações e assuntos regulatórios. Ele também tem se envolvido ativamente em sinistros de grandes riscos e em complexas disputas de (res)seguro e infraestrutura no Brasil nos últimos tempos. É professor de pós-graduação na Escola Nacional de Seguros e na Escola Superior de Advocacia, além de ser autor de diversas publicações sobre direito de seguros. É Membro dos Comitês Consultivo e Executivo do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros (IISR) da Fundação Getúlio Vargas, da Associação Internacional de direito de seguros (AIDA), dos Comitês de Seguro, de Mediação e de Contencioso da International Bar Association (IBA), da Comissão de Seguros e Resseguros da Ordem das Advogados do Brasil – Seccional São Paulo, da Comissão Técnica de Assuntos Jurídicos da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência – ABRAPP, bem como dos Comitês Jurídico e de Garantia e Financiamento da ABDIB.

Formação

Bacharelado em Direito – Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge, instituição filiada à Whitney International University System), Salvador, BA;

Mestrado em Direito Internacional – EM-Lyon (Grande École de Commerce, França);

Mestrado em Administração – Universidade Federal da Bahia (UFBA);

Extensão em Business – Harvard University, EUA;

Doutorado em Direito – Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500 – Business Contracts, Civil, Financial Operations, Insurance, Technology (2020);

AM Best – Recommended Insurance Attorneys (2020);

Chambers Global – Insurance (2016 a 2021) 

Chambers Brazil (antigo Latin America) Insurance (2016 a 2021);

Benchmark Litigation (2020 e 2021);

Best Lawyers – Insurance (2020);

Latin Lawyer 250 – Insurance & Reinsurance (2020 e 2021);

Euromoney – Expert Guides – Insurance & Reinsurance (2020);

The Legal 500 – Dispute Resolution; Insurance (2016 a 2019);

Who’s Who Legal Global – Insurance & Reinsurance (2019 a 2021); 

Who’s Who Legal Brazil – Insurance & Reinsurance (2019 e 2020).

Único. Portal de Notícias do Mattos Filho.

Publicações de autoria

Mattos Filho na mídia

Com Cassio Amaral
O Estado de S. Paulo

Seguro auto e seguro garantia: lições sobre agravamento intencional do risco

​O equilíbrio econômico-financeiro do contrato é princípio basilar do direito contratual, o que não é diferente para o contrato de seguro. Na fase pré-contratual, a fim de garantir esse equilíbrio, a seguradora, por meio da subscrição do risco, avalia o risco e define a contraprestação por assumi-lo (prêmio).

Clique aqui e acesse a matéria publicada na O Estado de S. Paulo com a participação do nosso sócio Cassio Amaral, nosso advogado Marcelo Catania Ramos e nossa advogada Paula Leite de Carvalho.

CQCS

Com grande destaque em inovação, escritório Mattos Filho marca presença no CQCS Insurtech & Innovation

​Um dos mais importantes escritórios jurídicos do país, o Mattos Filho, confirma mais uma vez sua presença como um dos patrocinadores do CQCS Insurtech & Innovation 2021, o maior evento de inovação em seguros da América Latina, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Clique aqui e confira a matéria divulgada no CQCS com a participação do nosso sócio Cassio Amaral.

Jota

Seguro garantia arbitral pode auxiliar em arbitragens com a administração pública

A utilização da arbitragem para resolução de conflitos em contratos firmados com a administração pública brasileira tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos. Segundo dados da última pesquisa sobre Arbitragem em Números e Valores, em 2019 a participação do setor público em arbitragens representou cerca de 17% dos novos casos entrantes nas principais Câmaras arbitrais do país. No ano anterior, esse percentual não havia atingido nem 10% dos processos dessa natureza.

Clique aqui e leia a matéria publicada no Portal Jota com a participação do nosso sócio Cassio Amaral.

Áreas de Atuação

Fique conectado
com o Mattos Filho

Receba notícias e análises jurídicas de nossos especialistas em mais de 40 áreas do direito e fique por dentro de tudo que impacta o seu negócio.

Cadastre-se

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento.