Sign In

   

Sondagem de Mercado: Concessões Aeroportuárias do Estado de São Paulo

18Jul2019Jul18,2019
Infraestrutura e Energia

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Parcerias do Governo, deu início ao procedimento de Sondagem de Mercado para a realização do projeto de Desestatização dos Aeroportos Estaduais. 

A Sondagem é uma prática sistematizada de consulta de mercado inaugurada pelo Governo do Estado com a finalidade de discutir a viabilidade do empreendimento com a iniciativa privada e avaliar a capacidade e a maturidade do setor em evidência.

A partir da realização de reuniões individuais com operadores, investidores, fundos, financiadores e outros interessados, a Sondagem tem como objetivo levantar as principais questões a serem levadas em consideração na etapa de modelagem do projeto, tais como riscos, barreiras à entrada, pontos críticos à financiabilidade, restrições regulatórias, inovações ou alternativas técnicas. As reuniões são dotadas de publicidade e possuem graus de aprofundamento diferenciados de acordo com o estágio de maturidade do projeto.

O projeto abrange a concessão de aproximadamente 20 aeroportos regionais e com perfil executivo, todos atualmente administrados pelo Governo do Estado de São Paulo. Entre eles estão os aeroportos de Jundiaí, Sorocaba, Presidente Prudente, Bragança Paulista, Araraquara, Barretos e Franca. É prevista a realização de investimentos de adequação, ampliação, modernização, operação e gestão dos aeroportos. Além disso, a possibilidade de serem incluídos aeroportos atualmente operados pela Infraero está sendo estudada pelo Estado.

A concessão, ao transferir a gestão dos aeroportos à iniciativa privada, pretende desonerar de modo completo o Estado dessa função, modernizar a infraestrutura, dotar as decisões de maior velocidade e aprimorar as práticas de gestão dos ativos, além de valorizar o interior do Estado de São Paulo por meio da intensificação da aviação regional.

O regulamento e o agendamento das reuniões podem ser acessados no site da SP Parcerias.

Ver publicações da área