Sign In

   

Monitoramento e divulgação de preços de OPME’s na mira da Anvisa

10Set2019Sep10,2019
Life Sciences e Saúde

​No dia 20 de agosto, foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa, uma proposta de monitoramento e divulgação de preços de itens de órteses, próteses ou materiais especiais (OPMEs), que contou com a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A intenção da Diretoria é criar um painel eletrônico que permita a pesquisa de produtos e a comparação de preços dos itens disponíveis no mercado.

Como resultado, espera-se dar mais transparência aos dados, facilitar a compreensão sobre a grande variedade de tipos disponíveis e ajudar na compra desses artigos. Busca-se melhorar, também, a relação custo-benefício para o governo e pacientes, além de reduzir a conflito de informações, principalmente no que se refere aos valores de comercialização praticados no mercado.

A proposta foi apresentada durante a 19ª Reunião Pública da Dicol, na sede da Anvisa, em Brasília, por meio de um relatório preliminar de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre o monitoramento econômico de produtos para a saúde. Além disso, também foi aprovada a realização de uma Tomada Pública de Subsídios (TPS nº 2 de 26/08/2019) de 29/08/2019 a 13/10/2019 que possibilitará maior participação da sociedade no processo de elaboração da futura norma.

Ver publicações da área